Nacional Titulo
Ministério da Saúde amplia atendimento odontológico em SP
Do Diário OnLine
Com Agências
27/12/2004 | 17:06
Compartilhar notícia


O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira que vai implantar mais 17 Centros de Especialidades Odontológicas do Brasil Sorridente no país. O Estado de São Paulo, que já conta com 21 centros, terá agora mais duas unidades, em Viradouro e Itatiba.

As unidades de Viradouro e Itatiba são classificadas como tipo II, por terem quatro cadeiras odontológicas. No centro de Viradouro podem ser realizados até 1,6 mil atendimentos por mês. Já em Itatiba, a capacidade é de mais de 1,2 mil atendimentos mensais.

Com as novas unidades, vai chegar a 100 o número de centros que oferecem tratamento odontológico especializado na rede pública em 54 municípios de 16 Estados brasileiros e do Distrito Federal. Em São Paulo, além das unidades credenciadas, há um centro em Catanduva, quatro em Guarulhos, um em Mauá, um em Piracicaba, 14 na capital, um em Rio Claro e um em São José do Rio Preto.

Até o final de 2005 serão 400 unidades em todo o país, uma para cada grupo de 500 mil habitantes. O Ministério da Saúde pretende investir R$ 1,3 bilhão até dezembro de 2006 na política nacional de saúde bucal.

Para integrar o Brasil Sorridente, cada centro de especialidades oferece à população cirurgia oral e atendimento a pessoas com necessidades especiais, como pacientes com DST/Aids. Nas unidades, a população também poderá fazer gratuitamente tratamento de canal (endodontia) e de doenças da gengiva (periodontia).

Os centros também oferecem diagnóstico oral, com ênfase na identificação do câncer de boca. A doença pode ser tratada com sucesso, mas em 65% dos casos é identificada apenas em fases mais avançadas. Em 2002 foram registradas cerca de 3,5 mil mortes decorrentes do câncer de boca no país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;