Cultura & Lazer Titulo Região
Dança de dois ritmos

Bailarina de S.Bernardo, Erika Ikuno lança livro sobre tango e samba em dois idiomas

Por Marcela Munhoz
06/11/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


 Quando duas culturas se encontram, o resultado é rico para quem está em volta e participa desta troca. Foi pensando nisso que a bailarina e coach Erika Ikuno participou como co-autora do livro Tango e Samba – Um Encontro de Duas Culturas, também traduzido para o espanhol. Convidada por ser especialista em samba, a são-bernardense decidiu encarar a primeira experiência como escritora e mergulhar neste trabalho. “Aceitei escrever sobre algo que realmente gosto. O interessante é que o samba tem algumas  influências do tango,e foi pensando nisso que os autores tiveram a idéia de escrever um livro com os dois ritmos." conta ao Diário. A obra tem informações da história dos dois ritmos e, além disso, reúne um grupo de co- autores que são referência na dança de salão. A produção pode ser adquirida também pelo perfil de Erika no Facebook (erika.ikuno).

A artista, que acabou de ministrar workshop na Holanda, começou sua carreira nas escolas do Grande ABC. “Minha primeira professora era da região e foi onde comecei a ter os primeiros contatos e a me apaixonar, de fato, por esta arte”, diz. Além disso, a experiência e os anos de trajetória fizeram com que ela também se tornasse importante defensora e referência do ritmo samba funkeado, que é o elemento de hip hop inserido no estilo brasileiro.  “Quem criou o funkeado foi o  carioca Jimmy de Oliveira, que teve como uma de suas inspirações o rei do pop  Michael Jackson.”, revela. Erika deixou um pouco de lado as turmas regulares de dança, para se dedicar à divulgação do samba pelo mundo. “Tenho viajado muito, porque represento o  samba  e vou apresentá-lo em diversos lugares. Tenho esta missão”, completa a artista.

MULTIPROFISSIONAL
Erika também decidiu se aventurar como coach e ajudar profissionais que queiram ter alta performance na carreira. “Fiz algumas pesquisas sobre as principais necessidades de um dançarino, como imagem, postura, finanças e saúde. Tudo isso interfere na carreira”, diz. Segundo ela, ajudar a fortalecer outros pilares na área também é importante. “É preciso pensar na evolução técnica, na inteligência emocional e no marketing pessoal. É desafiador para quem quer se profissionalizar, mas é essencial”, finaliza.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;