Internacional Titulo
Israel comprará 5 mil bombas dos EUA
Por Da AFP
21/09/2004 | 09:13
Compartilhar notícia


Os Estados Unidos devem entregar a Israel 5 mil bombas ultra-aperfeiçoadas, segundo os termos de um contrato de US$ 319 milhões. A informação foi divulgada nesta terça-feira pelo jornal israelense Ha’aretz.

Segundo o jornal, o Pentágono convenceu o Congresso que essas bombas - algumas guiadas por satélites - devem ser entregues ao Estado hebreu para o mesmo que mantenha sua "vantagem qualitativa" militar sobre seus vizinhos e sirva aos interesses estratégicos e táticos dos americanos.

Para financiar este contrato, Israel recorrerá ao fundo de US$ 1,8 bilhão que os Estados Unidos lhe concedem a cada ano.

Pelo menos 500 dessas bombas pesam uma tonelada e podem destruir muros de concreto de dois metros de espessura; 2,5 mil são bombas "clássicas" de uma tonelada; quase mil pesam meia tonelada e 500 por volta de 250 quilos.

De acordo com o jornal, fontes do governo israelense afirmaram que o contrato de armamentos - um dos mais importantes assinados por Israel em muitos anos - não provocou resistência no Congresso americano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;