Eleições 2016 Titulo Debate
Em S.Caetano, rivais não se enfrentam e nanicos se evidenciam
Por Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
16/09/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


O esperado enfrentamento entre o atual prefeito de São Caetano e candidato à reeleição, Paulo Pinheiro (PMDB), e o ex-gestor José Auricchio Júnior (PSDB), que tenta retomar o comando do Palácio da Cerâmica, não ocorreu no debate promovido ontem à noite pela Aciscs (Associação Comercial e Industrial de São Caetano) com os prefeituráveis da cidade. A falta de embates deu espaço aos postulantes nanicos, que se evidenciaram por protagonizarem ataques e ironias.

Candidato de última hora, Osvaldo Ribeiro Filho, o Vadinho (PV), tentou utilizar do bom humor ao responder às perguntas de jornalistas sobre desenvolvimento econômico, mas acabou se enrolando no discurso. “Eu me atrapalhei”. Nas considerações finais, o verde ironizou o fato de a cidade ter bons resultados no PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil. “Queremos uma cidade com o melhor FIB: Felicidade Interna Bruta”, satirizou.<EM>

Nome do PT na disputa na cidade onde o partido coleciona derrotas e nutre histórica rejeição, Márcio Della Bella alfinetou Auricchio, mencionando inseguranças jurídicas na campanha tucana – o ex-prefeito teve inicialmente as contas de sua gestão em 2012 rejeitadas pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado), mas teve o registro deferido pelo TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) porque a decisão do TCE é contestada na Justiça comum. Em resposta a Auricchio, que tinha citado “momento delicado” do petismo em meio à Operação Lava Jato e processo de impeachment de Dilma Rousseff (PT), Della Bella retrucou: “Não sou eu quem está em momento difícil. Minha campanha é barata e tenho gasto menos com advogados.”

Tanto Vadinho quanto Della Bella não chegaram a pontuar na última sondagem realizada pelo DGABC Pesquisas, publicada no dia 2 pelo Diário.

Atual vice-prefeita e prefeiturável do PRTB, Lúcia Dal’Mas resolveu questionar o vereador Fabio Palacio (PR) sobre os motivos de ter contrariado o parecer do TCE e aprovado as contas de Auricchio na Câmara. O republicano justificou que o processo prejudicou o direito à ampla defesa de Auricchio. “Não julguei pelo mérito (as contas em si), mas como advogado que sou, prezei pelo direito à defesa e ao contraditório”, alegou.

Tanto Pinheiro quanto Auricchio tiveram as gestões criticadas pelos demais candidatos. Auricchio aproveitou a plateia formada por comerciantes para se desculpar pela implementação da Lei Cidade Limpa e prometer a flexibilização da medida.

Na área da Saúde, Sara Jane Zanetti (Rede) prometeu criar cartão exclusivo do paciente, como forma de informatização do sistema. Já o ex-vereador Gilberto Costa (PEN) falou em construir hospital escola, em parceria com a USCS (Universidade de São Caetano). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;