Esportes Titulo Em Manaus
De olho no G-4, Seleção Brasileira recebe a Colômbia

Tite encerra primeiro ato como treinador do Brasil;
desafio é repetir atuação de quinta diante do Equador

Por Felipe Simões
Do Diário do Grande ABC
06/09/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
MoWA Press


Para Tite encerrar o primeiro ato no comando da Seleção Brasileira com chave de ouro, basta fazer a equipe repetir o realizado diante do Equador, na quinta-feira, pelas Eliminatórias: vencer jogando bom futebol. Esta combinação, além de confirmar à torcida que a boa fase está de volta, coloca o Brasil no G-4 da competição – com chance de liderança –, zona que garante participação na Copa do Mundo de 2018, na Rússia, já que a Colômbia, adversária das 21h45 (de Brasília) de hoje, na Arena Amazônia, pela oitava rodada, está somente um ponto à frente na tabela (13 a 12) e ocupa a terceira posição, duas acima dos comandados de Tite.

“Na vida há dois caminhos: ou conseguir resultados ou dar desculpas. Que o nosso seja fazer grande apresentação (e vencer)”, sintetizou o lateral-direito Daniel Alves, que aproveitou para dar moral a Tite.

“A energia que o professor (Tite) tem contagia bastante. O diferente dele é ter se reinventado. Foi atrás de ser melhor e utilizar essa experiência do estudo. Não acredito nunca na sorte, isso que chamam de sorte é o encontro da oportunidade com a experiência”, afirmou.

Este será o primeiro encontro de Tite com os colombianos, mas, curiosamente, eles têm dado trabalho à Seleção e, especialmente, a Neymar nos últimos anos. Na Copa do Mundo de 2014, o Brasil sofreu para vencê-los por 2 a 1 no Maracanã no dia em que Zúñiga fraturou a terceira vértebra lombar do camisa 10. Na Copa América de 2015, na derrota por 1 a 0 o craque brasileiro se irritou, brigou e chutou a bola em um adversário e recebeu quatro jogos de gancho, o que atrapalhou a equipe na competição.

Apesar dessa rivalidade recente – e às vezes violenta –, o técnico Tite não quer que a equipe entre no jogo de provocação.

“A arbitragem está em campo para coibir a violência. Nosso foco é jogar futebol e competir com lealdade, sem abrir mão do talento, que é a nossa essência”, afirmou o treinador, que confirmou a mesma escalação e o estilo de jogo para hoje e pediu paciência à torcida.

(Teremos) Pouco de ligação direta e muito de organização e triangulação. Haverá momentos em que estaremos atacando e a bola vai voltar, rodar. Estaremos tentando achar uma forma melhor de chegar ao gol, então que o torcedor nos ajude”, finalizou Tite.

Rodízio de capitães continua e Daniel Alves usará braçadeira

Como havia prometido, o técnico Tite manteve o rodízio de capitães na Seleção Brasileira. Depois de o zagueiro Miranda utilizar a braçadeira contra o Equador, quinta-feira, agora é a vez do lateral-direito Daniel Alves herdar a missão de liderar a equipe em campo.

Ex-Barcelona, o jogador da Juventus fará hoje sua 96ª partida com a camisa canarinho – ele participou das duas últimas edições da Copa do Mundo – e não acredita que sua responsabilidade aumente com a faixa no braço direito.

“Não tenho mais responsabilidade por ser capitão, temos vários capitães dentro da Seleção. As várias lideranças são porque uns têm esse espírito, outros (lideram) politicamente falando”, afirmou o lateral-direito, 33 anos. “É uma honra muito grande representar essa galera com a braçadeira de capitão, mas um grupo precisa de um pouquinho da liderança de todos e acredito que aqui temos bastante disso”, completou o atleta.

Sem Messi, Argentina busca ampliar vantagem na liderança

Sem seu principal jogador, a Argentina busca ampliar a liderança nas Eliminatórias Sul-Americanas à Copa do Mundo de 2018 diante da Venezuela, às 20h, em Mérida. Messi, com dores no músculo adutor da coxa esquerda, foi liberado pela AFA (Associação de Futebol Argentino) para retornar ao Barcelona e iniciar tratamento logo após a vitória por 1 a 0 sobre o Uruguai, em Mendoza, na quinta-feira.

Apesar do importante desfalque, a equipe do técnico Edgardo Bauza, ex-São Paulo, não deve enfrentar grandes dificuldades. Isso porque a Venezuela é a lanterna da competição e única equipe que ainda não venceu.

Outro jogo importante da rodada será Uruguai x Paraguai, às 20h, em Montevidéu. Os uruguaios querem a vitória para ultrapassar os argentinos, e os paraguaios, para deixar os brasileiros para trás.

A rodada ainda conta com Chile x Bolívia, às 20h30, em Santiago, e Peru x Equador, às 23h15, em Lima.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;