Setecidades Titulo Mobilidade
Ipem-SP fiscalizou 292 radares nas ruas da região

Conforme órgão, nenhum aparelho teve problemas detectados nos últimos dois anos

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
03/09/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


 Somente em 2016, o Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) já fiscalizou 292 radares no Grande ABC. O órgão é responsável pela verificação dos aparelhos de todo o Estado e realiza o procedimento obrigatório uma vez por ano pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).

Em todo o ano passado, foram 341 verificações. Conforme o diretor regional responsável pela região José Humberto Dias, 30 dias antes do vencimento, a empresa responsável pelo radar faz uma solicitação ao instituto, que marca a data para fazer uma verificação.

“Existem dois tipos de verificações, a anual que, é prevista na legislação e precisa ser feita todo ano. Também tem a eventual, que quando é feito um conserto precisa fazer uma consulta. O radar não pode funcionar sem um exame inicial.”

Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro. “Além disso, a empresa pode ser atuada. O radar só pode ser desativado depois que fizer a manutenção e uma nova verificação”, afirmou Dias.

Segundo ele, nos radares da região não foram encontrados problemas que impedissem o funcionamento dos mesmos nos dois últimos anos.

Ontem, o Ipem-SP verificou o radar instalado na Avenida Winston Churchill com a Avenida Lauro Gomes, em São Bernardo, sentido Santo André. Na segunda-feira, o processo vai ser feito na Avenida Presidente Kennedy próximo da Rua Ivaí, em São Caetano.

A aferição pode levar de 20 minutos até uma hora e também envolve agentes de trânsito. Para evitar acidentes, na ocasião fica impossibilitada a passagem de pedestres e veículos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;