Política Titulo
Mandato de José Dilson prioriza saúde e renda
Por Sérgio Vieira
Do Diário do Grande ABC
07/01/2006 | 08:05
Compartilhar notícia


Saúde e emprego são os dois principais motes de boa parte dos 20 projetos de lei apresentados pelo deputado estadual José Dilson (PDT-Santo André) em 2005 na Assembléia Legislativa. O parlamentar considera que teve o “seu principal ano político”. Desde março do ano passado, Dilson lidera a bancada do partido no Legislativo, composta por seis deputados estaduais. Médico, é vice-presidente da Comissão de Saúde e Higiene, membro titular das Comissões de Fiscalização e Controle e Esportes e Turismo, além de suplente da Comissão de Participação Legislativa.

O pedetista teve um projeto de sua autoria aprovado este ano, que isenta o pagamento de estacionamentos em shoppings centers e supermercados a quem comprovar, por meio de nota fiscal, o consumo superior a dez vezes o valor da tarifa. Apesar de aprovado por unanimidade, a proposta foi vetada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). “Infelizmente o poder do lobby da rede supermercadista e de shoppings é muito grande. Eles acham que seria prejuízo, mas acredito que aumentaria o acesso às lojas e diminuiria a sonegação, já que todos exigiriam a nota fiscal”, explica. “O governador não teve essa interpretação, mas vamos apelar aos deputados, que aprovaram o projeto por unanimidade, para derrubar o veto”.

Ele também apresentou projeto que obriga a implantação de ambulatórios médicos nas escolas estaduais e particulares. “Sempre há uma criança com febre ou algum outro problema. Seria bom dar esse atendimento no próprio local”.

Vagões exclusivos – Outra proposta apresentada em 2005 é a que destina vagões exclusivos de trens e metrôs para mulheres com o objetivo de coibir o assédio sexual. “No horário de pico, eles se parecem com lata de sardinha e alguns homens inescrupulosos se aproveitam disso. A idéia é realizar coloração diferenciada de um vagão para o uso feminino no horário de rush. Em outro período, seria liberado para todos”, diz.

A menina dos olhos do deputado, entre suas propostas apresentadas no ano passado, é a que institui o programa São Paulo Mais Emprego, que consiste em trocar parte da dívida ativa de empresas do Estado por emprego. “Fiz um levantamento em 2004 e descobri que a dívida ativa passava de R$ 68 bilhões. Pro outro lado, o IBGE demonstrava mais de 2 milhões de desempregados na Grande São Paulo. Então, propus que a cada emprego criado resultasse no abatimento de três salários mínimos no débito das microempresas, dois salários para pequena empresa e um salário e meio para média e grande empresa”, analisa Dilson, que realizou três palestras na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e, segundo ele, a proposta foi bem recebida pelos empresários paulistas.

O pedetista demonstrou a intenção de buscar a reeleição em outubro deste ano. Dilson está em seu primeiro mandato como deputado estadual. Foi eleito em 2002 com cerca de 58 mil votos. Sua trajetória política teve início em 2000, quando se elegeu vereador em Santo André.

Dilson ficou conhecido nacionalmente por trabalhar, desde 1999, no “Programa do Ratinho”, no SBT. Ele admite que boa parte de seus eleitores foi conquistada a partir da experiência na TV. Desde o ano passado, está afastado do programa, que passou a ser apresentado no período da tarde. “Infelizmente não posso mais participar por causa das sessões. Mas se ele mudar de horário, eu retornarei”.

Atuação parlamentar em 2005

Projeto aprovado:
Regulamenta a cobrança de estacionamento em shoppings centers e supermercados, isentando a tarifa para quem comprovar, por meio de nota fiscal, consumo superior a 10 vezes o valor do estacionamento (vetado pelo governador Geraldo Alckmin)

Projetos apresentados:
-Autoriza o Poder Público a instituir o Programa ‘São Paulo Mais Emprego‘
-Assistência médica privada e assistência funerária ao torcedor freqüentador de estádios de futebol em jogos oficiais
-Disciplina o uso de jaquetas ou coletes de segurança reflexivos identificado com o número da placa do veículo para motociclistas
-Vagões de metrô e trens exclusivos para as mulheres com o intuito de combater assédio sexual
-Isenta os motoristas profissionais desempregados de pagamento de taxas de renovação de sua carteira de habilitação
-Institui o Programa de Proteção Individual aos policiais do sexo feminino
-Obriga a implantação de ambulatórios médicos ou serviço de Pronto-Socorro nas escolas estaduais e particulares

Outras ações:
Vice-presidente da Comissão de Saúde e Higiene
Membro titular da Comissão de Fiscalização e Controle
Membro titular da Comissão de Esportes e Turismo
Membro suplente da Comissão de Legislação Participativa
Teve 12 emendas de sua autoria aprovadas na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) 2006



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;