Setecidades Titulo
Estudantes da região vão para Rússia estudar Medicina
Por Isis Mastromano Correia
Do Diário do Grande ABC
09/10/2007 | 07:20
Compartilhar notícia


Dois moradores da região embarcam nesta terça-feira para a Rússia. Eles fazem parte de um grupo de 41 estudantes brasileiros escolhidos para estudar no país estrangeiro.

Edgard Alencar, 21 anos, de Santo André, e Érika Félix Andrade, 24 anos, de São Bernardo, cursarão Medicina na MMA (Academia Médica Sechenov de Moscou), considerada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) a segunda melhor faculdade da profissão no mundo.

A seleção dos alunos é feita no Brasil pela Aliança Russa, representante oficial das principais universidades do país em território nacional.

O governo russo subsidia parte dos gastos e oferece curso preparatório sobre a cultura e o idioma do país.

Sonho - Depois de rodar o Brasil em busca da tão sonhada faculdade de Medicina, é do outro lado do continente que o estudante Edgar Alencar realizará seu sonho.

“Há três anos tento Medicina. Já prestei vestibular no Paraná, em Fortaleza”, conta o rapaz morador do Centreville, em Santo André.

Alencar diz que ainda não teve tempo de decidir se seguirá carreira no exterior ou por aqui. Mas tempo para decisões não faltará: os estudantes passarão sete anos no país gelado até a conclusão do curso.

Bolão - Nem todos participantes do intercâmbio vão em busca da primeira graduação. Érika Félix Andrade, de São Bernardo, é formada em Biomedicina e tem duas especializações, uma em diagnóstico por imagem e outra em perfusão (aparelho que faz as vezes do pulmão e coração de pacientes em cirurgia).

“Muitos disseram que eu estava doida, outros falam que vai dar certo. Teve gente que fez bolão apostando quando eu vou desistir e voltar para cá”, conta Érika, que estima gastar por semestre, cerca de U$$ 1.900.  “Aqui no Brasil, cheguei a gastar R$ 600 em apenas um livro. Vale a pena”, diz.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;