Internacional Titulo
ONU pede ação imediata para conter violência no Chad
Por Da AFP
17/11/2006 | 14:01
Compartilhar notícia


A alta comissária dos Direitos Humanos da ONU, Louise Arbour, pediu nesta sexta-feira uma ação urgente para conter a violência entre etnias no Chad. De Genebra, Arbour condenou a violência e os ataques contra civis cometidos em zonas fronteiriças com o Sudão.

"Preocupa-me profundamente o fato de a horrenda violência de Darfur (oeste sudanês) estar afetando agora o Chad", indicou em um comunicado. "Deve-se atuar imediatamente para frear esta crise humanitária" no sudeste do Chad, acrescentou Arbour.

Grupos de homens armados atacaram várias aldeias do sudeste do Chad na semana passada, com um saldo de dezenas de mortos e centenas de desabrigados. Segundo informações da ONU, cerca de 300 pessoas morreram desde o fim de outubro.

Arbour assegurou que é "dever do governo do Chad levar os responsáveis por esta violência à Justiça". O governo do Chad declarou estado de emergência na região e na capital, Yamena, dia 13.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;