Setecidades Titulo
MP desconhece
problemas em UBS
Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
06/05/2011 | 06:03
Compartilhar notícia


O MP (Ministério Público) de Diadema desconhece o fato de que idosos e gestantes têm sido vacinados contra a gripe em espaços improvisados pela direção da UBS (Unidade Básica de Saúde) Paineiras, em Diadema, o que poderia colocar em risco a saúde dos pacientes. Procurada novamente ontem pelo Diário, a promotora de Justiça substituta no município, Geórgia Chinalia Obeid, disse que não sabia do caso, e que ontem ainda teria várias audiências no período da tarde, motivo pelo qual não poderia atender a reportagem.

De todo modo, a promotora descartou a abertura de inquérito para investigar as irregularidades e cobrar melhorias do poder público. "Eu vou ler as matérias. Havendo necessidade, vou anexá-las ao documento já existente", afirmou Obeid, referindo-se a um inquérito instaurado em 2009 para apurar o caso de uma mãe que perdeu o bebê aos nove meses de gravidez, após atendimento na unidade. Na opinião da promotora, o fato de a Prefeitura fazer obras no local minimiza a gravidade do problema. "Já estão sendo tomadas providências."

Ontem, a equipe do Diário esteve pela terceira vez na UBS e constatou que a vacinação dos idosos e gestantes continua sendo feita em um galpão na rua lateral, cujo caminho é dificultado por buracos e materiais de construção na calçada.

A sala de odontologia da unidade permanecia fechada. Uma funcionária do setor, que não quis se identificar, se irritou com a presença da equipe do Diário. "Como vocês querem que a vacina seja feita na odontologia, se aqui é onde há mais contaminação?", questionou. Mal informada, a mulher não sabia que a vacinação ainda era feita no galpão do centro público.

Mesmo com a manutenção do novo local, idosos foram vistos recebendo orientação para voltar ao interior da unidade. A diretora da UBS, Kátia Virgínia Carvalho, não estava no posto na manhã de ontem para explicar que critérios utiliza para escolher o lugar de vacinação em cada caso.

 

Unidade provisória com condições melhores

Desde o dia 10 de janeiro, o atendimento da UBS da Vila São Pedro, em São Bernardo, está sendo feito em um contêiner ao lado da Chácara Silvestre. Considerando que o local é provisório, os serviços são prestados com qualidade.

O interior da unidade é grande e tem condições adequadas de higiene e conservação. A temperatura é alta, mas o local conta com equipamento de ar-condicionado.

No momento da visita da equipe do Diário, por volta do meio-dia de ontem, o posto estava vazio, com aproximadamente três pessoas aguardando atendimento.

No geral, os funcionários consideram que as instalações são boas. No entanto, reclamam que não há banheiro exclusivo para os trabalhadores. Em nota, a Prefeitura desmentiu a informação, dizendo que o contêiner dispõe de quatro banheiros.

No portão de entrada foram vistas caixas de remédios e algodões usados, depositados em uma caixa de papelão. Uma funcionária afirmou que o material seria encaminhado para reciclagem. A administração nega o fato e diz que o lixo hospitalar é recolhido duas vezes por semana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;