Esportes Titulo Campeonato Paulista
Federação acaba com a ansiedade e divulga tabelas do Estadual

São Bernardo e Água Santa vão disputar a elite, enquanto Santo André e São Caetano terão de lutar na divisão de acesso

Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
02/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Acabou a ansiedade dos torcedores do Grande ABC. A Federação Paulista de Futebol divulgou ontem as tabelas básicas das Séries A-1 e A-2 do Estadual, ou seja, São Bernardo e Água Santa na elite, Santo André e São Caetano, na divisão de acesso, conheceram o caminho que terão de percorrer durante o primeiro semestre. A entidade ainda irá desmembrar as datas, definir horários e locais das partidas.

Na Primeira Divisão, logo de cara, o São Bernardo terá pela frente o Santos, atual campeão paulista, em partida que deve ocorrer na Vila Belmiro. Já o Água Santa, no primeiro jogo da história na elite estadual, vai enfrentar adversário conhecido: a Ferroviária, que também subiu nesta temporada. A partida, teoricamente, será no Estádio do Inamar, mas resta saber se o local terá condições de uso na data.

Para 2016, o Paulistão terá o mesmo regulamento deste ano, ou seja, os 20 clubes foram separados em quatro chaves com cinco times em cada. As equipes enfrentam apenas os rivais dos outros grupos, em turno único.

No Grupo A estão Santos, Botafogo, Linense, São Bento e Oeste. O São Bernardo integra a Chave B ao lado de Palmeiras, Ponte Preta, Novorizontino e Ituano. No C, jogam São Paulo, Capivariano, XV de Piracicaba, Ferroviária e Audax. Por fim, no D estão Água Santa, Corinthians, Mogi Mirim, Red Bull e Rio Claro.

Os dois primeiros de cada chave avançam para às quartas de final, enquanto os seis piores, independentemente do grupo, serão rebaixados.

Na Série A-2, o regulamento mudou em relação a esta temporada. Os 20 clubes vão jogar todos contra todos em turno único, sendo que os oito melhores disputam as quartas de final com o primeiro contra o oitavo, o segundo desafiando o sétimo, o terceiro encarando o sexto e o quarto enfrentando o quinto.

Tanto o Santo André como o São Caetano farão dez das 19 partidas em seu estádio, por terminarem entre os dez primeiros colocados a edição deste ano. A estreia de ambos, porém, será como visitantes, quando o Ramalhão pega o Rio Branco e o Azulão, o Batatais.

Netuno faz primeira viagem internacional de sua história

O Água Santa fez, na madrugada de hoje, sua primeira viagem internacional. A equipe Sub-23 embarcou rumo ao México para disputa de ao menos quatro amistosos. A delegação se instalará na Cidade do México até o fim da viagem, dia 22. Elzo, que defendeu a Seleção na Copa do Mundo de 1986, será o treinador e Amaral, jogador do Brasil no Mundial de 1978, chefiará a excursão.

HAITIANO

O operário Scorty Moïse, 32 anos, vítima da queda da arquibancada no Inamar, será operado hoje no Hospital de Diadema, 25 dias após o acidente.

SÃO BERNARDO

O presidente Luiz Fernando Teixeira anunciou seis reforços para 2016: os zagueiros Diego Ivo e Rayan, o lateral-direito Lucas Newiton, além de um lateral-esquerdo, um volante e um atacante mantidos em sigilo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;