Economia Titulo
Argentina não deve liberar mercado de carros com Brasil
Da AFP
30/08/2004 | 13:13
Compartilhar notícia


O secretário argentino da Indústria, Alberto Dumont, afirmou que Buenos Aires não deve chegar a um acordo de livre mercado de carros com o Brasil, previsto para 2006, um dos setores que mais discussões gerou no comércio entre os dois maiores sócios do Mercosul.

"Há um bom clima nas negociações entre os dois países, mas na atual situação, a Argentina não deve chegar a um acordo de livre mercado no setor automobilístico", informou Dumont em uma entrevista publicada nesta segunda-feira pelo jornal El Cronista.

Dumont disse que apesar das normas que atualmente regem o comércio bilateral do setor, que "deveriam de algum modo dar garantias ante disparidades, o Brasil parece ser o único beneficiado".

Segundo ele, entre 1993 e 1994, "a participação do Brasil representava 20% do mercado argentino e agora chega a 60%". No entanto, a incidência dos carros argentinos no país vizinho foi de "2% em 1994, 11% em 1998 e agora é menor, 3%".

"Ou seja, a Argentina parece ter contribuído para o desenvolvimento do mercado de seu principal sócio, mas se alguém observa quanto o mercado brasileiro contribuiu para o desenvolvimento automobilístico local, percebe que não foi tanto", disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;