Internacional Titulo
Cresce tráfico de drogas ilícitas por meio da Internet
Por Das Agências
21/02/2001 | 00:16
Compartilhar notícia


A Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes da Organização das Nações Unidas expressou ontem sua preocupação com o aumento do tráfico de drogas pela Internet, ao apresentar seu relatório anual em Viena.

A Jife preocupa-se com o “fato de que farmácias on-line fornecem ilegalmente medicamentos vendidos sob prescrição médica, inclusive substâncias colocadas sob controle internacional, a uma clientela disseminada no mundo inteiro sem exigir a apresentação das receitas correspondentes”.

Cerca de 600 milhões de pessoas no mundo utilizam a Internet e essa cifra continua aumentando, lembra a Jife, considerando “imperativo instaurar em nível regional e internacional medidas de controle eficazes”.

A Junta estima ainda que “as firmas (que) operam ilegalmente na Internet (...) sabem que devido à grande quantidade de remessas internacionais, só uma pequena quantidade corre o risco de ser detectada”.

Liderança – Na França, pelo menos um aluno em cada três , do ensino médio fuma todos os dias, situando este país “claramente acima da média dos fumantes entre 30 países da Europa”, segundo um estudo feito com 95 mil jovens de 16 anos, publicado ontem pela Organização Mundial da Saúde e a União Européia.

A França também está na liderança do consumo de maconha entre os jovens desta mesma faixa etária.

Sessenta e nove por cento dos jovens europeus já fumaram pelo menos um cigarro em sua vida. Na França, este número sobe para 72%.

Já os adolescentes britânicos estão entre os que mais consomem álcool e drogas entre os europeus. Quase 40% dos ingleses entre 15 e 16 anos admitem que já experimentaram substâncias ilícitas, tais como a maconha e o ecstasy.

Segundo a OMS, no Reino Unido uma morte em cada oito entre pessoas com idade de 15 a 29 anos se deve ao excessivo consumo de álcool.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;