Cultura & Lazer Titulo
Xuxa diversifica para ficar
Mariana Trigo
Da TV Press
14/12/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Xuxa tenta abrir o leque para não perder a majestade. À frente do semanal TV Xuxa, que este ano passou a ser voltado para toda a família, a apresentadora teve de desviar seu foco das crianças para se manter no ar. "Infelizmente não tem mais espaço para isso na TV", lamenta, piscando com força os olhos azuis.

O interesse em atrair a atenção de um público bem mais amplo se reflete no seu especial de Natal, Xuxa Especial Noviças, que vai ao ar na noite de Natal, no próximo dia 24, após A Favorita. Baseado na peça Noviças Rebeldes, a produção, sucesso nos anos 1980 no teatro, foi uma adaptação para os palcos de Wolf Maya do clássico do cinema A Noviça Rebelde.

O objetivo de Wolf, que pela primeira vez dirige Xuxa, foi seguir o estilo ágil do gênero da Broadway mesclando dança, números musicais e humor. "Minha intenção é que as pessoas se emocionem num programa divertido, que passa mensagens de Natal sem arrancar lágrimas. Tudo vai ser muito alegre", ressalta Xuxa, que interpreta a Irmã Maria da Graça.

Mas, para transmitir alguma alegria, a apresentadora de 45 anos teve de sofrer. Suou em incansáveis aulas de sapateado por dois meses. "Confesso que nunca gostei de sapateado, mas estou impressionada com o resultado", anima-se.

Além de se acostumar aos novos passos, Xuxa freqüentou aulas de canto para tentar trazer algum tom mais grave à sua voz. Para isso, aprendeu algumas técnicas rápidas e eficazes para dar aquela vibração na voz no final de uma palavra. E descobriu alguns truques vocais, como segurar e balançar a barriga no final de cada refrão.

"O pior de tudo é que eu não gosto da minha voz. Ela parece de criança. Tive de encontrar algum tom grave que nem existia em mim. Tanto que tem gente que nem vai me reconhecer cantando", diverte-se.

Para adaptar o musical para a TV, foram feitas diversas alterações, como a inserção de novos personagens - além das noviças -, e a participação de muitas crianças. Na verdade, a intenção de Xuxa nunca foi deixar de trabalhar para os pequenos. Desde que estreou na TV, em 1983, no Clube da Criança, na extinta Manchete, a apresentadora chegou a comandar mais quatro programas voltados para esse público. Seu apogeu, no entanto, se deu na época do Xou da Xuxa, na Globo, de 1986 até 1992.

No programa seguinte, Xuxa Park, que ficou no ar até 2001 na Globo, começou um declínio da audiência desse formato infantil. Foi quando a apresentadora começou a ser convencida pela emissora de que deveria investir em produções voltadas para várias idades. Xuxa não desistiu e tentou, de diversas formas, se manter fiel às mais novas gerações de "baixinhos". "Sei que daqui para a frente só vou trabalhar exclusivamente para as crianças nos meus filmes, DVDs e shows. Infelizmente", resigna-se.

Mas Xuxa não perde o pique. Consciente da opção da emissora em não investir mais em atrações infantis, Xuxa agora se concentra nas reformulações do TV Xuxa, que vai ao ar aos sábados, às 10h.

Com média de apenas oito pontos nos últimos meses, a apresentadora tem se reunido com o diretor da produção, Luiz Gleiser, para os novos quadros e formatos do programa para 2009.

"Ele precisa se firmar na grade, ter um horário legal. Temos de reformular, mas não imediatamente. Quero pesquisar o que as pessoas estão a fim de assistir", avisa.

Magia - Histórias sobre milagres de Natal, por mais previsíveis que sejam, costumam seduzir nessa época do ano. Foi pensando nisso que Xuxa concordou com o diretor Wolf Maya ao apresentar na TV a adaptação do musical.

A produção conta a história da fictícia Congregação Salut Marie. Perto de um show beneficente para arrecadar fundos para uma festa num orfanato, todas as freiras da congregação são internadas com intoxicação alimentar.

Com isso, só um milagre natalino poderia ajudar as crianças do orfanato. "Nossa intenção foi passar mensagens positivas, mas sem ser um programa sofrido, pesado. Queremos que as pessoas riam e entendam essa história nesse dia em que toda a família está reunida", argumenta Xuxa.

Para acompanhar a loura no especial, Wolf convidou Marília Pêra, que vive a Irmã Gardênia, que é Madre Superiora, Fafy Siqueira, que interpreta a Irmã Maria José, Sylvia Massari, que aparece na pele da Irmã Amnésia, e Rosa Marya Colin como a Irmã Frida.

Com várias outras participações, a produção fez com que Xuxa voltasse às mais marcantes memórias de comemorações da data.

"Lembro de um Natal inesquecível, quando vi quatro gerações da minha família de mãos dadas, dançando em volta da decoração de Natal em casa e cantando músicas natalinas", recorda, com seu habitual sorriso.

Carreira - Xuxa já fez 18 longas em 24 anos de carreira. O primeiro, filmado em 1981, foi o polêmico Amor, Estranho Amor, no qual ela aparece nua e seduzindo um menino.

Ela se prepara para começar a filmar um novo longa inspirado no livro O Fantástico Mistério de Feiurinha, de Pedro Bandeira.

A apresentadora foi descoberta aos 15 anos por um funcionário da Bloch Editores e foi chamada pelo diretor Maurício Shermann para apresentar o Clube da Criança, na Manchete. Aos 16 anos, ela começou a posar como modelo e iniciou uma carreira internacional.

Quando completou 20 anos de carreira na Globo, em 2006, Xuxa já havia gravado 837 músicas, vendido 30 milhões de cópias de álbuns e ganhado 200 discos de ouro apenas no Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;