Cultura & Lazer Titulo
S.Caetano abriga segunda edição do AnimABC
Por Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
12/11/2005 | 08:33
Compartilhar notícia


De sábado a segunda-feira São Caetano é a terra da AnimABC 2, a maior convenção do Grande ABC para adultos, adolescentes e crianças aficionados por gibis, desenhos animados, animes, games, cards, seriados de TV e séries de cinema. Rompendo com todas as teorias conspiratórias de que um fã-clube somente faz verão sozinho, e um coletivo deles não se bica no mesmo lugar, a AnimABC inova ao reunir fã-clubes diversos, como Arquivo X e Star Trek, Harry Potter e Star Wars, Transformers e Comandos em Ação.

O cenário é o Externato Santo Antonio (r. São Luís, 80. Tel.: 4221-7166), com 40 estandes de fã-clubes, editoras, RPG (role playing game), lojas de miniaturas, exposição de objetos e miniaturas da cultura japonesa pelo Consulado Geral do Japão. São três palcos para as atrações – a quadra, o teatro e a sala vídeo do colégio – mais a rua São Luís, onde ficarão expostas neste domingo, das 10h as 20h, as réplicas de dez automóveis da Corrida Maluca, os carros que desfilam em São Paulo. O Chicabum da Quadrilha de Morte, o carro da Penélope Charmosa, o calhambeque da Família Buscapé e outros. Um “batmóvel” também estará exposto no Externato pelo fã-clube Batbase.

A vedete é a primeira feira de quadrinhos da Comix na região, com cerca de 100 mil gibis com até 50% de desconto. O estande da loja está na quadra do Externato, próximo ao palco onde o visitante poderá conferir duelos medievais com o grupo Medieval Brasil e arremessar lanças de guerreiros. Na mesma quadra, shows de bandas interpretando trilhas de desenhos e séries de TV conviverão com karaokês e gincanas.

A criatividade dos fãs estará nas mostras de AMV, videoclipes feitos a partir de cenas de desenhos animados, nacionais e internacionais, e de fan movies, como Star Wars Revelations e Batman Dead End. Também serão exibidos longas de animação, episódios de animes e séries animadas de TV.

Três convidados conversarão com o público – e poderão ser reconhecidos por suas vozes. Nelson Machado, dublador do Kiko da série Chaves e autor do livro Versão Brasileira – História da Dublagem no Brasil, fala neste sábado, às 18h30. Gilberto Barolli, que dublou o Robô em Perdidos no Espaço, o Satan de A Princesa e o Cavaleiro e faz a voz de vários policiais nas séries Detetives Médicos e Arquivos do FBI, do Discovery Channel, e Silvio Navas, que fez Mumm-Ra de Thundercats e foi Darth Vader na primeira dublagem de Star Wars, conversam neste domingo, às 18h30.

E não se assuste se um Charada apertar a mão de uma rainha Amidala. São competidores do concurso cosplay que desfilarão pelo evento e farão performances até a final. Se você tiver uma fantasia, é o local adequado. Tem torneios de gameboy e card games – que conta pontos no ranking nacional – e concurso de ilustrações. Para a próxima edição, está previsto um concurso de histórias com os três mascotes da AnimABC, os heróis Andréia, Bern e o robô C – desenhados por Roberta Pares Massenssini.

A AnimABC 2 firma-se como evento semestral e multicultural da região e espera receber no mínimo o mesmo número de 7 mil visitantes da primeira edição realizada durante um fim de semana de abril, na EE Américo Brasiliense, em Santo André. “Demos um salto quântico de qualidade. Triplicamos o número de estandes, oito só de alimentação, e 25 salas de aula são ocupadas com 25 minieventos”, afirma Sergio Peixoto Silva, diretor do AnimABC e um dos fundadores da Animecon. “Percebemos uma carência de eventos desse porte na região. Vale a pena fazer aqui”, diz.

O preço do ingresso, R$ 3 mais um quilo de alimento não-perecível (exceto sal e açúcar), só não é mais barato por falta de patrocinadores – a Prefeitura de São Caetano oferece apoio logístico. “Nenhuma empresa do Grande ABC se interessou em patrocinar, mesmo ligadas a público jovem. Eles acharam que era uma festinha, uma quermesse fora de hora. Só a Comix se interessou em patrocinar, porque queria muito fazer um evento na região”, afirma Peixoto.

Anime-seNeste sábado

- 11h Animações e episódios de séries de TV até às 18h30 (sala de vídeo)

- 14h Animação: Final Fantasy Last Order e Final Fantasy VII (teatro)

- 16h Exibição de quatro episódios da série Transformers (sala de vídeo)

- 18h30 Bate-papo com Nelson Machado, dublador do Kiko da série Chaves e autor do livro Versão Brasileira (teatro)

- 20h Encerramento

Neste domingo

- 10h Exposição de réplicas de carros da Corrida Maluca (rua São Luís)

- 10h Episódios de recentes animes japoneses até 17h30 (sala de vídeo)

- 10h30 Animação: Naruto Movie e um especial da série Naruto (teatro)

- 13h30 Animação: Sarabá Yamato, longa da série Patrulha Estelar (teatro)

- 15h Quatro episódios da série Galaxy Rangers (sala de vídeo)

- 18h Concurso de AMV – videoclipes de animes – do AnimABC (teatro)

- 18h30 Bate-papo com Gilberto Barolli, dublador do Robô de Perdidos no Espaço, e Silvio Navas, voz de Darth Vader de Star Wars (teatro)

- 20h Encerramento

Segunda (dia 14)

- 10h Filme: He-Man The Movie e videoclipe Eu Tenho a Força (sala de vídeo)

- 10h30 Animação: Inuyasha 4 (teatro)

- 12h30 Quatro episódios da série Comandos em Ação (sala de vídeo)

- 14h30 Filme: Initial D Movie (teatro)

- 19h Premiação do concurso de cosplay (teatro)

- 20h Encerramento




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;