Diarinho Titulo
Por que o mar vermelho tem esse nome?
Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
16/10/2011 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Não se sabe ao certo a origem do nome; o Mar Vermelho é chamado assim há muito tempo. Acredita-se que um dos motivos para isso seja a presença da cianobactéria (microorganismo formado por apenas uma célula) do gênero Trichodesmium, que cresce próximo à superfície da água em grande quantidade e tem cor avermelhada.

Outra possível razão é que as montanhas ao seu redor também são avermelhadas por causa dos minerais que as compõem, como o ferro. A imagem refletida na água dá a impressão de que o mar é vermelho.

Outra hipótese é que a denominação estaria relacionada à posição geográfica. Os povos da Antiguidade que lá viviam davam nomes de cores para os pontos cardeais: preto era o Norte; vermelho para o Sul; verde, o Leste; e branco, o Oeste. O Mar Vermelho fica exatamente no Sul de onde essa gente morava, entre a África e a Ásia.

QUAL É A COR? - A água de todo mar é quase transparente, porém, em um dia claro tem-se a impressão de ser azul ou esverdeada. Para entender, é preciso saber que a luz do sol é formada pela mistura das sete cores do arco-íris.

A água não absorve os raios solares de maneira igual. Os vermelhos, por exemplo, são absorvidos logo nos primeiros metros, perto da superfície. Os que chegam mais fundo são os azuis. Então, como a maior parte da água está captando os raios dessa cor, achamos que tem essa tonalidade. Mas isso não acontece à noite.

Às vezes, em algumas áreas, o mar está coberto de fitoplânctons (plantinhas minúsculas), que podem ser verdes e até vermelhos. São eles que, em grande quantidade, dão o tom esverdeado que em geral é visto perto da costa.

 

Mar Morto não é mar nem morto!

Apesar do nome, o Mar Morto não é mar; é um gigantesco lago com grande quantidade de sais. Localizado entre Jordânia, Israel e Cisjordânia, tem dez vezes mais sal do que os mares. Para imitar a salinidade de lá, você precisaria colocar 330 gramas de sal em um litro de água.

Por causa disso, nenhum peixe ou crustáceo consegue sobreviver no Mar Morto; até agora os cientistas não encontraram nenhuma espécie. Mas não quer dizer que ele é completamente sem vida. Principalmente na época em que ocorrem grandes chuvas na região - e por isso a água fica bem menos salgada - desenvolvem-se algumas bactérias e um tipo de alga, que também aparece em outros lagos salinos do planeta.

Outro fato curioso é que, por ter muito sal, é difícil afundar no Mar Morto; todos boiam sem esforço, mesmo sem saber fazer isso! O problema é que o lugar está superameaçado. Segundo especialistas, o nível da água diminui cerca de 1 metro por ano. A principal causa é a exploração do Rio Jordão, que deságua nele e é a principal fonte de abastecimento da região. Se nada for feito, pode desaparecer em poucas décadas.

 

Saiba mais

- A Terra é coberta por cinco grandes oceanos: Atlântico, Pacífico, Índico, Ártico e Antártico. Cada um pode ter características bem diferentes dos demais. No entanto, todos estão ligados de algum modo - nenhum é totalmente fechado -, formando um único grande volume de água. Já os mares são áreas com algo que os separa do resto do oceano, do qual fazem parte. É o caso do Mar Amarelo, que banha a China, e as Coréias do Norte e do Sul. É cercado por ilhas que o afasta do Oceano Pacífico.

- O Rio Negro, no Amazonas, tem águas bem escuras. A tonalidade se deve à decomposição das folhas, troncos e outros materiais orgânicos, que o rio recebe ao longo de seu percurso.

Yasmin Cabral de Oliveira Franco, 11 anos, de São Bernardo, adora praia e gostaria de conhecer todas. "É legal nadar entre as ondas, mas tem de tomar cuidado." A menina só não sabe o que faz o Mar Vermelho ter esse nome. "A cor da água deve ser escura, parecida com a dos rios."

Consultoria de Carlos Alejandro Echeverria, coordenador do Laboratório de Pesquisas Costeiras e Estuarinas da Universidade Federal do Rio de Janeiro




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;