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Tendência ecológica marca Salão do Automóvel
Leone Faria
Do Diário do Grande ABC
26/10/2010 | 07:17
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No Salão Internacional do Automóvel de São Paulo deste ano, as montadoras reforçam suas apostas na tendência ecológica, com modelos híbridos (elétrico mais combustível), elétricos puros ou produzidos com tecnologia que possibilita emitirem menos poluentes.

A Ford apresenta o Fusion Hybrid, que nos próximos dias chega ao mercado nacional. Segundo o diretor de relações institucionais Rogelio Golfarb, o veículo gasta de 20% a 30% menos combustível que um carro popular e faz 18,4 quilômetros por litro na cidade.

Na mesma linha, a GM anunciou que vai lançar, mas apenas nos Estados Unidos, o híbrido Volt, ainda sem previsão de desembarcar no País.

Por sua vez, a Mercedes-Benz apresentou o S400 Hybrid, que já está sendo vendido por aqui desde maio e que reduz em 19% o consumo de combustível e 21% a emissão de poluentes em relação a modelo similar a combustível. Segundo o presidente da montadora, para que os automóveis elétricos deslanchem seria importante mais apoio governamental, como já ocorre em outros países, e também melhoria de infraestrutura - redes de abastecimento de energia, para dar maior autonomia, já que os modelos existentes têm autonomia de 200 quilômetros a 300 quilômetros, em média.

A japonesa Mitsubishi também espera que se resolvam questões de regulação no segmento, com possíveis incentivos aos modelos movidos a energia limpa,para trazer ao País o elétrico PX MiEV.

NOVO INVESTIMENTO
A montadora japonesa apresentou, no evento, esse modelo, que já vendeu 9.000 unidades no Japão e pode chegar em 2011. A companhia também aproveitou o salão para anunciar que investirá R$ 1 bilhão na expansão da fábrica em Catalão (GO), para a produção do Pajero Dakar, em 2011, e provavelmente o crossover ASX, a partir de 2012. Dentro desse aporte, está incluída também uma fábrica de motores no País.




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