Internacional Titulo
Atentado em trem que liga Índia e Paquistão deixa 66 mortos
Da AFP
19/02/2007 | 14:57
Compartilhar notícia


Pelo menos 66 pessoas morreram num atentado cometido na madrugada desta segunda-feira em um trem que liga a Índia ao Paquistão, um ataque destinado a prejudicar o processo de paz entre os dois rivais da Ásia do Sul.

"Contamos 66 corpos até agora e mais 30 pessoas estão feridas. Elas foram levadas a hospitais de Nova Délhi", declarou o comissário da polícia de Panipat, Mohinder Singh.

Uma bola de fogo destruiu por volta da meia-noite de domingo dois vagões do "trem da amizade" que liga Nova Délhi à fronteira paquistanesa. O comboio estava a 5 quilômetros da cidade de Panipat, a 100 km a norte da capital indiana.

O ministro das Estradas de Ferro, Lalu Prasad Yadav, disse que foi um atentado, acrescentando que as autoridades encontraram explosivos à base de querosene em duas malas no trem. "As intenções são claras: é uma tentativa para desestabilizar o processo de paz entre a Índia e o Paquistão", continuou.

O presidente paquistanês, Pervez Musharraf, condenou este ato "raivoso", assegurando que isto não vai interromper o processo de paz entre os dois países. "Estes atos de terrorismo injustificáveis vão nos ajudar ainda mais a reforçar nossa determinação de atingir o objetivo comum de paz duradoura entre os dois países", afirmou.

As duas potências nucleares rivais já entraram em guerra três vezes desde a repartição de agosto de 1947, duas delas pela Caxemira, um território do Himalaia dividido em dois e reivindicado por cada um.

No âmbito do processo de paz, os dois países trocaram em 1º de janeiro deste ano a lista de suas instalações nucleares que eles se comprometem a não atacar em caso de guerra. No fim de 2006, eles decidiram também cooperar para a luta antiterrorista.

O expresso "Samjhauta" (ou "Expresso da Amizade") liga Nova Délhi a Wagah, sul da fronteira paquistanesa. Lá, os passageiros devem descer para pegar outro trem para Lahore, no Paquistão.

O serviço ferroviário é um símbolo da aproximação entre os irmãos inimigos da Ásia do Sul. No entanto, estava suspenso desde o início de 2002 após um atentado contra o parlamento Indiano em dezembro de 2001, ataque atribuído por Nova Délhi a militantes apoiados pelo Paquistão. A linha do trem voltou a ser utilizada em janeiro de 2004.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;