Economia Titulo
Crédito externo, só com prazo curto
22/11/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Os bancos brasileiros têm conseguido retomar, aos poucos, as operações de crédito no exterior destinadas ao financiamento de empresas exportadoras e importadoras. No entanto, os volumes estão baixos, os prazos curtos e os custos elevados. Agentes desse mercado afirmam que não é muito difícil captar recursos com prazo superior a 180 dias.

A situação só não é pior porque o Banco Central já liberou ao mercado cerca de US$ 50 bilhões em moeda estrangeira, incluindo os leilões de swap cambial, que reforçam as linhas destinadas ao comércio exterior. "O custo continua no pico mais alto, mas as empresas estão aceitando o repasse, provavelmente por falta de opção", afirma o executivo de uma grande instituição brasileira que prefere não se identificar.

Essa instituição tem conseguido acessar junto a bancos no exterior recursos em moeda estrangeira com prazo entre 90 e 180 dias apenas. Para esse executivo, é pouco provável que alguma instituição acesse linhas com prazos superiores a 360 dias, ainda mais se necessitar de volumes significativos. Ele conta que as operações disponíveis estão limitadas a repasses feitos entre instituições financeiras, já que não há espaço para captação via emissão de títulos.

Renovar as operações em curso também está mais difícil. Segundo o executivo, a rolagem em seu banco nas últimas três semanas equivale a 50% do total do vencimento. No início do ano, superava os 100%. A situação de escassez para o financiamento do comércio exterior tende a continuar nas últimas semanas do ano. A fonte lembra que tradicionalmente as instituições financeiras administram o volume de dólares em caixa no mês de dezembro para fechar o balanço do ano, mas os bancos já anteciparam esse movimento para novembro.

Mesmo o Banco do Brasil, um dos principais agentes de financiamento, tem sentido a redução dos prazos das operações. A instituição consegue captar e repassar a seus clientes linhas limitadas a 180 dias, 200 dias. Anteriormente, o BB tinha acesso a crédito externo em um prazo que variava entre um e três anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;