Economia Titulo
Pólo de Diadema busca novas tecnologias em feira mundial
Márcia Pinna Raspanti
Do Diário do Grande ABC
25/03/2005 | 14:01
Compartilhar notícia


Três empresas – Valmari, Shizen e Nazca – vão representar o Pólo de Cosméticos de Diadema de 1º a 4 de abril na feira mundial de cosméticos Cosmoprof-Bolonha, na Itália. As 32 empresas brasileiras participantes terão um pavilhão exclusivo. Mais que fechar negócios, o pólo tem interesse em conhecer novas tecnologias e tendências que serão apresentadas na feira. A Cosmoprof-Bolonha é o primeiro de uma série de compromissos internacionais do Pólo de Cosméticos nos próximos meses, de olho no mercado externo.

Ao contrário dos últimos eventos internacionais, quando as empresas do pólo montaram estandes coletivos, na Cosmoprof cada empresa vai expor produtos individualmente. Para cuidar dos interesses do grupo, irão a Bolonha o presidente do pólo, Renê Lopes Pedro, e a secretária de Desenvolvimento Econômico de Diadema, Sandra Papaiz. "Ela será a representante oficial do pólo e cumprirá uma agenda de vários compromissos", diz o coordenador do pólo, Ricardo Fioravante.

Renê Lopes Pedro fará um levantamento das novidades tecnológicas em máquinas e equipamentos na indústria cosmética internacional. Ele também está encarregado de pesquisar e discutir as tendências do mercado em formulações e embalagens. Todas as informações serão repassadas para as empresas do Pólo de Cosméticos após a Cosmoprof.

As três empresas expositoras terão atuações independentes, fechando os próprios negócios e estabelecendo contatos. A Nazca, por exemplo, tem como meta em 2005 se firmar no mercado externo. Para isso, vai levar uma linha para cabelos especialmente criada para exportação, composta por 34 produtos. A empresa modificou os rótulos de outras duas linhas já existentes para facilitar a comunicação com os países que pretende alcançar.

Mercosul – Logo após a Cosmoprof-Bolonha, uma caravana com representantes de oito a dez empresas do pólo estará em Buenos Aires, na Argentina, nos dias 11 e 12 de abril, para uma rodada exclusiva de negócios com empresas locais. Em seguida, nos dias 14 e 15, o grupo estará em Santiago, no Chile, para outra rodada de negócios.

Em maio, o pólo vai participar da Beauty Fair, em Dubai, uma feira de negócios para o Oriente Médio. Em julho, o grupo visita a Cosmoprof de Las Vegas, nos Estados Unidos. "Programamos nove viagens internacionais para 2005, cinco das quais para a América Latina", conta Fioravante.

O pólo quer concentrar a atuação nos países do Mercosul para aproveitar o Acordo de Reconhecimento Mútuo, que entrará em vigor no segundo semestre e reconhecerá a licença concedida pela Vigilância Sanitária brasileira. "Antes, era necessário obter o registro sanitário de cada produto a ser comercializado nesses países. O empresário tinha de enfrentar a burocracia e ainda ter gastos consideráveis", diz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;