Política Titulo Chico Bento
Só sigla representada pode pedir cassação de Chico

Ameaça e cárcere privado do vereador contra Pádua causaria quebra de decoro parlamentar

Por Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
22/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Processo de cassação do mandato do vereador de São Caetano Chico Bento (PP) por quebra de decoro parlamentar em razão da acusação de ter cometido ameaça ilegal e cárcere privado contra o ex-articulador político do Paço Antonio de Pádua Tortorello poderá ser iniciado por provocação de partidos representados na Câmara ou da própria mesa diretora. A regra é estabelecida pela Lei orgânica do Município.

Após o caso, Pádua, que está atualmente sem partido, prometeu se movimentar para que a discussão sobre quebra de decoro parlamentar de Chico seja instaurada. O ex-articulador político do Paço também se dispôs a responsabilizá-lo judicialmente sobre o ocorrido. O 1º DP (Santo Antônio) de São Caetano abriu inquérito para elucidar o caso e encaminhará o resultado da investigação à Justiça.

Presidente do Legislativo a partir de 1º de janeiro, Paulo Bottura (Pros) já avisou que vai pedir aos colegas de Câmara para não tratar do tema. “Não há o que se falar em quebra de decoro”, afirmou.

No entanto, ele terá de convencer os companheiros de direção Beto Vidoski (PSDB), seu vice, a primeira secretária Magali Selva Pinto (PSD), o segundo secretário Aparecido Inácio da Silva, o Cidão do Sindicato (SD) e o terceiro secretário Severo Neto (PSB).

Pádua relatou que Chico Bento o trancou dentro de sua antiga sala no Palácio da Cerâmica, na terça-feira, o acusou de traição por ter apoiado a candidatura de Bottura à presidência da Câmara em detrimento da sua, que tinha apoio de Pinheiro, e colocou um peixeira em seu pescoço o ameaçando de morte caso não pedisse exoneração. O prefeito também teria sido trancado no recinto para formalizar o pedido de demissão de Pádua.

A postura é vista como quebra de decoro parlamentar por juristas, já que envolve um desentendimento institucional relacionado as funções que exerciam em instituições públicas. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;