Cultura & Lazer Titulo
Bacalhau campeão
Melina Dias
Do Diário do Grande ABC
08/05/2010 | 07:34
Compartilhar notícia
Marina Brandão/Especial para o Diário


Da última vez que o simpático boteco Flor da Benedetti, de Santo André, foi o foco dessa seção, a dica foi a batata aos murros do Seu José, o Portuga. Agora, depois do último Festival Gastronômico do Cambuci, em Paranapiacaba, a estrela é outra, no caso o prato salgado vencedor do sétimo concurso promovido pela Prefeitura na Vila.

O Portuga faturou o primeiro lugar com a salada de bacalhau com creme de cambuci, que entrou nesta semana no cardápio do Flor da Benedetti.

Dentre os cinco tipos de bacalhau existentes, foi escolhido para o prato o Cod Gadus Morhua, também conhecido como ‘o legítimo'. É pescado no Atlântico Norte e considerado o mais nobre. Tem coloração palha e uniforme quando salgado e seco; quando cozido, desfaz-se em lascas claras e tenras. É o mais usado na cozinha internacional.

Em outras palavras, ao provar a salada do Portuga, nada de posta fibrosa ou seca. A iguaria se completa com salada de batatas, com feijão branco e grão de bico. Dão cor e, claro, mais sabor, rodelas de pimentões amarelo e vermelho, além de azeitonas pretas chilenas.

O cambuci, fruta típica da Mata Atlântica e ameaçada de extinção, é obviamente trazida da Vila Ferroviária andreense. Seu José dispensa a casca e bate a polpa branca adicionando aos poucos o azeite extravirgem. "Isso anula a acidez do cambuci", ensina. Está pronto o creme que umedece a salada e também é usado no recheio dos croquetes fritos na hora que acompanham o prato. Custa R$ 25 e serve duas pessoas tranquilamente.

Flor da Benedetti - Av. Dr. Alberto Benedetti, 301, Vila Assunção, Santo André. Tel.: 2896-4784. De 2ª a 6ª, das 14h à 0h. Capacidade: 26 lugares. Cartão: Visa e Mastercard.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;