Economia Titulo Trabalho
Câmara aprova nova jornada se votação for neste ano
Por
02/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), disse ontem em São Paulo que, se for à votação neste ano, a proposta de emenda constitucional que reduz a jornada de trabalho de 44h para 40 semanais será aprovada. "Tenho sentido lá na Câmara que, em um ano como este, se a matéria for ao plenário, aprovam-se as 40h. Eu não tenho dúvida disso", afirmou, em palestra a empresários na zona oeste da Capital paulista.

Contrário ao projeto, o deputado defende redução gradativa: em 2011, a jornada passaria para 43; e, em 2012, para 42H semanais. Não haveria aumento no valor da hora extra. A PEC 231/95 prevê a redução da jornada para 40h e o aumento do adicional por hora extra de 50% para 75%. A proposta já foi aprovada por uma comissão especial da Câmara e precisa ser votada em dois turnos pelo plenário.

Além do peso do ano eleitoral, Temer vê como impulso para a aprovação do projeto a pressão das entidades sindicais. "As centrais têm uma capacidade de mobilização extraordinária. Eles fazem passeatas e depois vão 200 líderes sindicais na minha sala numa pressão pessoal, quase física."

De acordo com o deputado, a jornada de 40h traria "dificuldades" aos empresários e "problemas" ao País. "A função de quem está na vida pública não é radicalizar a favor de um ou outro, mas contemporizar, encontrar solução intermediária que possa satisfazer a todos."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;