Economia Titulo
Venda de veículos usados sobe 4% no Grande ABC
Por Adriana Mompean
Do Diário do Grande ABC
12/02/2004 | 00:32
Compartilhar notícia


   A venda de veículos usados no Grande ABC registrou alta de 4% em janeiro na comparação com dezembro de 2003, de acordo com pesquisa divulgada pela Assovesp/Sindiauto (Associação dos Revendedores de Veículos Automotores do Estado de São Paulo e Sindicato do Comércio Varejista de Veículos Automotores Usados do Estado de São Paulo). Foram comercializados no último mês na região 8.689 unidades contra 8.355 em dezembro. Já no Estado de São Paulo foi registrado aumento de 2,18% das vendas de janeiro, com 41.309 unidades, ante dezembro de 2003, que registrou 40.428 veículos.

A venda de veículos usados atingiu a terceira alta consecutiva na região. Em novembro, as revendas comercializaram 7,5 mil unidades, um crescimento de 5% em relação a outubro. Em dezembro, as vendas no Grande ABC foram 7% superiores às do mês anterior. “O início de uma pequena sinalização de recuperação da economia com taxas de juros um pouco mais acessíveis para financiamentos, a partir de novembro, fez com que o consumidor voltasse a participar mais ativamente do mercado de veículos usados”, afirma George Assad Chahade, presidente da Assovesp/Sindiauto, entidades que representam as revendas independentes de veículos usados.

O índice de financiamentos recuou de 75% para 50% das compras. “Isso indica que houve mais vendas à vista, além de trocas de veículos com a diferença paga à vista”, diz Chahade.

A pesquisa da Assovesp/Sindiauto também revelou que o prazo de pagamento recuou de 36 meses para 30 meses, em média, enquanto no Estado de São Paulo, a média geral ficou em 32 meses. De acordo com Chahade, esse resultado era esperado. “Quando a situação econômica começa a se normalizar, o consumidor opta por financiamentos mais curtos, preferindo dar um valor maior de entrada para diminuir as prestações”, disse. O estudo ainda detectou que o saldo médio financiado no Grande ABC permaneceu estável, em 70%.

O levantamento da Assovesp/Sindiauto também contabilizou as vendas de motos e caminhões. Foram comercializadas em janeiro na região 1.870 motocicletas e 1.196 caminhões.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;