A situação dos carros PCD está complicada no Brasil. Na última semana, a MP 1.034/2021, que foi publicada no Diário Oficial na segunda-feira (1), determina que o preço limite seja de R$ 70 mil para que haja a isenção de IPI desses veículos. Esse valor já era o teto para que o ICMS se tornasse isento. Por conta disso, era comum que houvesse versões específicas de carros médios e SUVs compactos destinadas ao público PCD abaixo dos R$ 70 mil.
Porém, como tem se tornado cada vez mais caro produzir no Brasil, essas versões começaram a desaparecer do mercado. A solução encontrada pelas fabricantes foi começar a oferecer versões acima dos R$ 70 mil com descontos especiais, já que ao menos haveria a isenção do IPI. Com a nova MP, essa alternativa deixa de ser válida, o que pode decretar o fim da oferta dos carros PCD no Brasil.
Para mostrar como a situação se tornou complicada, o Garagem360 levantou quais são os modelos novos vendidos no Brasil que estão abaixo dos R$ 70 mil, para terem a isenção de ICMS e IPI. São apenas sete modelos, mas eles correm sério risco de extinção, já que podem ultrapassar o teto máximo em breve. Confira os modelos abaixo, bem como a relação dos principais equipamentos disponíveis.
O modelo da empresa sino-brasileira é equipado com o motor 1,5l flex de 115 cv e 14,9 kgfm de torque. A transmissão é uma automática de quatro marchas. De série, essa versão é equipada com os seguintes itens:
A dupla de carros mais vendida da Chevrolet traz nesta versão o motor 1.0 turbo de 116 cv e 16,8 kgfm de torque, que é acoplado ao câmbio automático de seis marchas. Veja os principais equipamentos a seguir:
A dupla da Honda é uma das poucas que ainda dedicam uma versão exclusivamente para o público PCD. Os dois são equipados com o motor 1,5l de 116 cv e 15,3 kgfm de torque. O câmbio é o automático do tipo CVT. Veja os equipamentos a seguir:
A Renault só vende o Logan com câmbio CVT para a modalidade PCD. Os demais consumidores só podem comprar o carro com a transmissão manual. No caso da versão Zen PCD, a transmissão automática trabalha em conjunto com o motor 1,6l SCe de 118 cv de potência e 16 kgfm de torque. Abaixo, veja os principais equipamentos do modelo.
O veterano da Volkswagen é atualmente o único modelo da empresa que se enquadra no teto dos R$ 70 mil, mas por pouco, já que seu preço está no limite. Ele é equipado com o motor 1.6 MSI de 120 cv de potência e 16,8 kgfm de torque. A transmissão é a automática de seis marchas. Confira abaixo os principais equipamentos.
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