Cultura & Lazer Titulo
Clássicos de peso
Por Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
17/06/2011 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


O peso do clássico e dos acordes ascendentes toma conta da Orquestra Filarmônica de São Caetano no fim de semana, com a apresentação da temporada de concertos deste ano, amanhã e domingo no Teatro Paulo Machado de Carvalho.

Sob a batuta do maestro Sérgio Assumpção, o grupo traz no repertório Mozart e Beethoven. Do primeiro, duas composições: "A Flauta Mágica" e "Concerto para Clarineta e Orquestra em Lá Maior". De Beethoven, a "Sinfonia Nº 5 em Dó Menor" será executada.

Como solista, para apresentação do concerto de Mozart, a formação destacará uma de suas próprias integrantes, a clarinetista mineira Paula Roberta Pires, que além de atuar na Filarmônica são-caetanense, também faz parte do corpo da paulistana Orquestra Experimental de Repertório, do maestro Jamil Maluf. A musicista tem 23 anos e em 2010 venceu o primeiro Concurso Jovens Clarinetistas Devon e Burgani.

OS MAIORES

Dois dos principais compositores de música clássica, Mozart e Beethoven estão entre os maiores gênios da história.

Desde os 5 anos, Mozart compunha minuetos e pequenas peças. Beethoven, que progressivamente foi ficando surdo após os 30, criou suas mais celebradas composições após começar a perder a audição, e tornou-se mundialmente conhecido, principalmente por ultrapassar a barreira do classicismo e dar início ao romantismo musical.

"A Flauta Mágica" e "Sinfonia nº 5", além de figurar entre as obras mais célebres dos dois compositores, listam entre as mais importantes do mundo.

Orquestra Filarmônica de São Caetano - Concerto. No Teatro Paulo Machado de Carvalho - Al. Conde de Porto Alegre, 840. Tel.: 4238-3030. Sáb., às 20h30 e dom., às 19h30. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;