Esportes Titulo
Azulão inicia retorno a fase de decisões
Anderson Rodrigues e Raphael Ramos
Do Diário do Grande ABC
15/04/2007 | 07:20
Compartilhar notícia


As semifinais do Campeonato Paulista entre São Paulo e São Caetano opõem a partir das 16h deste domingo no estádio do Pacaembu um gigante e um pequeno, porém experiente em fases decisivas. Globo e Bandeirantes transmitem ao vivo.

Tricampeão do mundo e da Copa Libertadores, o São Paulo é um clube acostumado com decisões. Nos últimos anos, inclusive, foi um assíduo freqüentador das finais dos torneios que participou. É justamente por causa de todo esse know-how que o Tricolor prega respeito ao São Caetano.

O Azulão, que no início do século se transformou em uma verdadeira pedra no sapato dos chamados grandes clubes e chegou a disputar em 2002 a final da Copa Libertadores, experimentou tempos de amargura nos últimos anos e acabou rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. Agora, o clube ensaia uma reação e espera usar a experiência dos tempos em que disputava decisões com freqüência para tentar surpreender o Tricolor.

"O São Paulo é um time enorme, nem se compara com o São Caetano. Mas dentro de campo são 11 contra 11 e temos totais condições de vencer”, afirma o lateral-esquerdo Triguinho, um dos poucos remanescentes da conquista do Campeonato Paulista de 2004, quando o São Caetano eliminou justamente o São Paulo nas quarta-de-final da competição.

Curiosamente, o técnico do Azulão naquele Estadual era Muricy Ramalho, que atualmente está no comando do São Paulo. “Sei como é lá. Tem que trabalhar muito. Um cara como o (técnico) Dorival Júnior, que pegou um time praticamente rebaixado e formou um elenco, merece os parabéns”, disse Muricy.

O treinador são-paulino, inclusive, é cauteloso ao comentar sobre o favoritismo de sua equipe, que ao lado do Santos polarizou a briga pelo topo da tabela de classificação na primeira fase. “Santos e São Paulo são favoritos, mas existe o ‘mas’...”

E para Dorival Júnior é justamente essa imprevisibilidade do futebol que pode levar o São Caetano para a final do Paulista. “Qualquer pessoa que analisa a primeira fase pode chegar à conclusão de que São Paulo e Santos são os favoritos ao título. Mas tenho certeza de que o São Caetano também está preparado para brigar por uma vaga na final”, disse.

Precaução - Apesar de o elenco do São Caetano ser uma incógnita para muitos, os jogadores do São Paulo dizem conhecer bem o adversário dessa tarde. “O Muricy já colocou várias vezes os jogos do São Caetano. Além disso, na folga, costumo assistir pela televisão. Conheço o elenco deles”, garantiu Josué, que volta ao time neste domingo à tarde após ser poupado nas duas últimas semanas.

O volante, no entanto, diz estar surpreso com a volta do Azulão à fase decisiva do Campeonato Paulista depois de três anos. “O São Caetano nunca teve uma estrela. Sempre foi chato por ter um bom conjunto”, disse. “Agora, eles surpreenderam a todos. Passaram por uma fase meteórica, acabaram rebaixados, mas ressurgiram”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;