Setecidades Titulo
São Caetano abre espaço a pessoas com deficiência
Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
21/07/2011 | 07:04
Compartilhar notícia


A recém-criada Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida de São Caetano lançou ontem o edital do Programa Agente Superação, que pretende contratar pessoas com deficiência para atuar nos órgãos públicos da cidade.

A secretária Lílian Fernandes explicou que, em um primeiro momento, serão selecionadas dez pessoas por meio de apresentação de currículos. As inscrições serão abertas na última semana de agosto, e a ideia é que os funcionários comecem a trabalhar ainda neste ano.

"Vamos avaliar os conhecimentos e ver em qual área a pessoa se encaixa melhor. Além disso, precisamos fazer a avaliação do prédio que irá receber o portador de deficiência, pois deve ter acessibilidade", disse.

Lílian citou as Unidades Básicas de Saúde do município como possíveis locais de trabalho. "Todas são acessíveis e poderão receber esses funcionários", destacou.

A ideia é que eles atuem durante um ano no cargo público, com possibilidade de renovação do contrato por mais um ano. Os funcionários receberão um salário-mínimo (R$ 545) por mês, além de uma cesta básica.

"Queremos estimular a pessoa portadora de deficiência a voltar ao mercado de trabalho. Muitas vezes se exige experiência, e é uma boa oportunidade para quem está começando ou quem deseja retornar, depois de ter sofrido um acidente, por exemplo", explicou a secretária.

Os candidatos selecionados deverão receber capacitação e treinamento para desempenhar a função. 

LUTA
Lílian tem 38 anos e um histórico de luta pela pessoa com deficiência. Apesar de não ser portadora de necessidade especial, conviveu a vida toda com o tema: seu irmão, um ano e meio mais novo, é deficiente físico. Ela presidiu ONGs que lutam pela causa e sempre esteve envolvida com o assunto.

Formada em Direito e Letras, Lílian abriu mão de um cargo no setor automobilístico da região para abraçar a carreira pública e criar a primeira Secretaria da Pessoa Portadora de Deficiência no Grande ABC. "É um desafio diário, mas resolvi aceitar porque quero ter a possibilidade de ajudar essas pessoas. É uma sensação de dever cumprido", afirmou.

Entre as realizações da secretaria, que começou a funcionar no início deste ano, estão o Programa Agente Superação e o mapeamento dos deficientes físicos de São Caetano. "Com o auxílio das áreas de Saúde e Mobilidade Urbana, cadastramos as pessoas que possuem alguma necessidade especial para saber com qual universo vamos trabalhar", comentou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;