Política Titulo Nacional
Eleição é definida em 13 Estados

PT e PSB elegem três governadores cada; dos 20 que buscavam reeleição, seis fracassaram

Angelo Verotti
Natália Fernandjes
08/10/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 Treze Estados definiram ontem a disputa pelo cargo de governador: Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí e Tocantins. Eleitores de outros 13 mais o Distrito Federal, entretanto, terão de voltar às urnas no dia 28, data do segundo turno. Em sete locais houve reeleição.

Conforme o esperado, Renan Filho (MDB) foi reconduzido ao cargo de governador de Alagoas, com 1.001.053 votos – 77,3%. Da mesma forma, Rui Costa (PT), com 75,45% dos sufrágios baianos, seguirá no cargo pelos próximos quatro anos. O mesmo ocorreu no Ceará (Camilo Santana, PT, com 79,96%), Maranhão (Flávio Dino, PCdoB, com 59,28%), Pernambuco (Paulo Câmara, PSB, com 50,70%), Piauí (Wellington Dias, PT, com 55,27%) e Tocantins (Mauro Carlesse, PHS, com 57,39%).

Por outro lado, dos 20 governadores que tentaram reeleição, seis fracassaram. Exemplo é Cida Borghettti (PP), superada por Ratinho Junior (PSD), que obteve 59,99% dos sufrágios válidos no Paraná. Já em Goiás, Zé Eliton (PSDB) alcançou apenas 13,7% dos votos, atrás de Daniel Vilela (MDB), com 16,1%; e do eleito Ronaldo Caiado (DEM), aposta de 59,7% dos eleitores.

Também entram nesta conta Fernando Pimentel (PT), que buscava a reeleição e terminou em terceiro em Minas Gerais, Robinson Faria (PSD), no Rio Grande do Norte – ficou em terceiro, atrás de Fátima Bezerra (PT) e Carlos Eduardo (PDT); Suely Campos, em Roraima – que assistirá ao embate entre Antônio Denarium (PSL) e José de Anchieta (PSDB) – e Pedro Taques (PSDB), no Mato Grosso, que ficou pelo caminho com a eleição no primeiro turno de Mauro Mendes (DEM).

CURIOSIDADES
A briga pelo Senado e pela Câmara também rendeu. Em Minas Gerais, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) ficou em quarto lugar, atrás de Rodrigo Pacheco (DEM) e Carlos Viana (PHS). Já o senador Aécio Neves (PSDB), grande adversário de Dilma na corrida presidencial de 2014, teve melhor sorte ao ser eleito deputado federal.

O ex-jornalista esportivo e atual vereador Jorge Kajuru (PRP) conquistou uma cadeira no Senado por Goiás, ao lado de Vanderlan Cardoso (PP).

A ex-jogadora de vôlei Leila (PSB) se tornou a primeira mulher a representar o Distrito Federal na Casa. Estará acompanhada pelo hoje deputado federal Izalci Lucas (PSDB).

No embalo do pai, Jair, o deputado federal Flávio Bolsonaro (PSL) foi eleito ao Senado pelo Rio de Janeiro, ao lado do colega de Câmara Arolde de Oliveira (PSD, com 17,06%).

Já Magno Malta (PR) não obteve a reeleição pelo Espírito Santo. Perdeu para Marcos do Val (PPS) e Fabiano Contarato (Rede), eleitos.

O presidente da Casa, Eunício Oliveira (MDB-CE), também ficou pelo caminho. Viu Eduardo Girão (Pros) e Cid Gomes (PDT) serem aclamados.

Romero Jucá (MDB) perdeu o posto de senador por Roraima. Ficou atrás de Mecias de Jesus (PRB) e Chico Rodrigues (DEM), que foram eleitos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;