Setecidades Titulo
Pedreiro é ferido
em deslizamento
Por Deborah Moreira
Do Diário do Grande ABC
22/04/2011 | 07:27
Compartilhar notícia


Deslizamento de terra ocorrido ontem à tarde em uma obra na Vila Tibiriça, em Santo André, causou ferimentos em um dos operários que trabalhavam na construção de muro de contenção. O pedreiro José Sales Pequeno, 44 anos, ficou soterrado até a altura da cintura, sofreu ferimentos leves e foi encaminhado ao CHM (Centro Hospitalar Municipal).

O serviço estava sendo executado a pedido da Defesa Civil, que na quarta-feira já havia estado no terreno por causa de outro deslizamento, que deixou uma mulher ferida. O acidente de anteontem afetou a estrutura de uma casa vizinha, interditada pelo órgão. Com o deslizamento de ontem, a parede de outra casa foi afetada, segundo bombeiros que estiveram no local. O imóvel também foi interditado no fim da tarde de ontem.

PRIMEIRO DESLIZAMENTO
Na quarta-feira, uma quantidade maior de terra já havia despencado do barranco, do lado direito do terreno. O acidente feriu levemente a dona de casa Kátia Cilene Amorim Rossi, 36, moradora de um sobrado afetado pelo primeiro deslizamento, localizado nos fundos de outro sobrado, onde moram seus pais.

"Foi tudo muito rápido. Ouvi o barulho e, quando pisei para fora de casa, no corredor, ele despencou comigo em cima", lembrou Kátia, que teve corte na perna esquerda e precisou levar 15 pontos. Sua casa, onde mora com marido e dois filhos, de 4 e 10 anos, foi interditada pela Defesa Civil.

Assustada com o fato, ela estava evitando ficar até mesmo dentro da casa dos pais.

"Nunca houve qualquer tipo de ocorrência desse tipo. Os dois sobrados que temos, construímos há 17 anos e não tivemos problemas", disse a dona de casa Maria de Lourdes Amorim, 59, mãe de Kátia, que agora também está com o imóvel interditado.

Ela e o marido conhecem e confiam no construtor responsável pela obra e proprietário do terreno, Arnaldo Luiz Peinado, 49 anos. Segundo ele, foi realizado estudo do solo, e por isso os deslizamentos causaram surpresa. O engenheiro responsável está viajando e não foi localizado.

"Ontem (quarta-feira), já fizemos maciço de terra no deslizamento do lado de lá (direito). E hoje (ontem) começamos a fazer o muro de contenção, conforme orientação da Defesa Civil, quando ocorreu esse outro deslizamento", explicou Arnaldo, que tem dez anos de experiência com construção.

A Defesa Civil esteve novamente no local, ontem, após o segundo acidente. Um engenheiro do órgão foi chamado para fazer avaliação. No fim da tarde, após verificar os danos na estrutura da casa, o órgão optou por interditar o imóvel até que seja realizado trabalho emergencial de contenção.

No terreno serão construídos oito apartamentos. A obra também ficará interditada até que haja garantias de que não haverá mais riscos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;