Política Titulo Mauá
Em reforma, Donisete ampliará espaço a aliados

Para amarrar apoios, prefeito de Mauá prepara troca de pelo menos seis cargos no 1º escalão para depois do feriado

Por Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
02/11/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Ari Paleta/DGABC


O prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), prepara para esta semana minirreforma no secretariado que ampliará o espaço a partidos aliados ao governo. A fim de amarrar apoios para seu projeto de reeleição, em 2016, o petista fará alteração em pelo menos seis cargos no primeiro escalão.

A princípio, estão na mira as secretarias de Administração, de Serviços Urbanos, de Trabalho e Renda, de Desenvolvimento Econômico e de Cultura, Esportes e Lazer. O chefe do Executivo também colocou na lista a superintendência da Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá), totalizando seis cargos. A ideia do governo é de bater o martelo no troca-troca nos próximos dias.

Para a Pasta de Esporte, Donisete alocou o PRB, que já conta com um vereador na base aliada (Gil Miranda). O atual responsável pelo setor, Waldir Silva (PT), dará lugar ao presidente do PRB municipal, Erisson Miranda. Para a Sama, hoje gerida por Alessandro Baumgartner, o prefeito escalará o vereador Paulo Suares (PT), que já antecipou não ter planos em disputar a reeleição – a alteração permitirá alçar o suplente Dario Duarte Coelho (PT) no Legislativo. A mudança seria sacramentada na semana passada, mas o prefeito adiou depois que a troca vazou.

Outra legenda que está prestes a integrar o secretariado de Donisete é o PDT, dos vereadores Cincinato Freire e Melão. O partido ficará com a Pasta de Trabalho e Renda, hoje administrada por Marcelo Lucas Pereira. Embora Cincinato sustente candidatura própria ao Paço no ano que vem, o acordo com os pedetistas será firmado entre Donisete e o presidente nacional da sigla, Carlos Lupi. “Sou pré-candidato (a prefeito), mas a política é sempre dinâmica”, discorreu Cincinato. Ventila-se que o posto na secretaria seria ocupado pelo ex-presidente do PDT local, Cláudio Donizete Lourenço.

A ida de Paulo Suares à Sama também possibilitará Donisete a amarrar apoio do grupo político interno do ex-vice-prefeito Paulo Eugenio Pereira Júnior (PT) - do qual o parlamentar faz parte - para o pleito de 2016. A ala, porém, já está contemplada no primeiro escalão com as Pastas de Desenvolvimento Econômico (Aldo Cursino) e de Mobilidade Urbana (Azor Albuquerque).

Com o ingresso do grupo na Sama, a tendência é que Donisete troque a primeira Pasta, realocando Ciomar Okabayashi ao posto – era responsável pela secretaria antes da entrada de Aldo.

O troca-troca no secretariado foi motivado pela saída do vereador Rogério Santana (sem partido) do PT e do governo. O parlamentar, então licenciado da Câmara, era responsável pela Pasta de Serviços Urbanos, mas deixou a cadeira depois de anunciar ida para a Rede. Sua mulher, Eliana Henrique da Silva, era secretária de Administração e também deixou a vaga. Por enquanto, dois servidores técnicos respondem pelas secretarias interinamente, mas a possibilidade de o prefeito oferecer a vaga a algum partido não é descartada.

VICE
A ampliação de espaços a aliados no primeiro escalão também evidencia o desejo da cúpula do Paço mauense em desistir, pela primeira vez, de lançar chapa pura e abrir a vaga de vice de Donisete a alguma legenda do arco de alianças. Nessa briga, já estão oficialmente o PTB e o PSB. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;