Esportes Titulo Segurança
Morte de Wilson faz voltar à tona proteção na cabine dos pilotos

Estudada desde o acidente de Massa, em 2009, estrutura pode sair do papel nos próximos meses

Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
26/08/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
AP


Um dia após ser confirmada a morte do britânico Justin Wilson, piloto de 37 anos da Fórmula Indy, atingido na cabeça por peça que se soltou de outro carro, o presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), Charlie Whiting, voltou a ventilar a possibilidade de exigir que todas as categorias usem uma espécie de cabine de pilotagem.

O assunto ganhou repercussão em 2009, quando o brasileiro Felipe Massa sofreu acidente praticamente idêntico ao que vitimou Wilson. Na ocasião, porém, o piloto da Fórmula 1 teve sorte e conseguiu se recuperar após ter sido atingido na cabeça por peça que se soltou do carro de Rubens Barrichello. Naquela temporada, o inglês Henry Surtees, da Fórmula 2, morreu nas mesmas circunstâncias.

“Estamos trabalhando nisso (cabine de pilotagem) há alguns anos e chegamos a uma série de soluções para testar, algumas com mais sucesso do que outras. Pensamos em uma cabine de pilotagem como de um caça, mas as desvantagens acabaram superando as vantagens”, explicou Whiting.

A grande preocupação é com a visibilidade dos pilotos, que, se comprometida, pode ocasionar ainda mais acidentes. “Estamos estudando outro dispositivo, formado por lâminas de diferentes alturas que serão colocados em cima do chassi e na frente do piloto, em ângulos que ficarão praticamente invisíveis”, explicou Whiting.

Apesar de intensificar os testes, o dirigente não deu prazos para pôr a ideia em execução. Segundo o site norte-americano motosport.com, a FIA deve apressar o desenvolvimento dos projetos e fazer testes nos cockpits fechados em setembro.

HOMENAGENS
Diversos pilotos de várias categorias escreveram ontem sobre a morte de Justin Wilson. Os compatriotas da Fórmula 1 Lewis Hamilton e Jenson Button disseram estar muito chocados com o ocorrido e publicaram suas sensações em redes sociais.

“O mundo do automobilismo está travado. Justin Wilson era uma grande pessoa e um grande piloto. Meus pensamentos estão com sua família. Corri com Justin em 1989 no kart e lembro que o sorriso dele era contagiante. Um cara muito amável”, escreveu Button. “Acordei nesta manhã (ontem) me sentindo positivo no coração até ler essa notícia. Estou muito devastado de saber da morte de outro grande homem e piloto”, completou Hamilton. (com Agências) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;