Cultura & Lazer Titulo
Grafite por todos os lados em Diadema
Por Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
13/06/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Em iniciativa social, o grafiteiro Antonio Souza Neto, mais conhecio como Tota, cede a sua arte para ajudar a Campanha de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, que a Prefeitura de Diadema lança nesta semana.

Na quarta e na quinta-feira, Tota fará cerca de 20 intervenções de grafite por vários pontos da cidade. Em representação dos caminhos que levam ao consumo de entorpecentes, os desenhos devem estampar postes, tampas de bueiros e muros. "O grafite sempre foi maneira social de expressar a arte através do desenho e tirar dezenas de jovens do caminho das drogas", diz Tota.

As figuras pouco simpáticas ganharam forma pelas mãos de Tota para causar impacto de modo que o observador não escolha o caminho de consumo do crack. A ideia é fundi-las na composição dos desenhos aos espaços corriqueiros do cotidiano urbano como a ratoeira que simboliza uma armadilha para o consumo, vermes descendo pelos postes que representam como a sociedade enxerga os usuários de drogas e ratos que remetem aos lugares sujos e à grande quantidade de lixo com que essas pessoas, muitas vezes, vivem depois que optam por esse caminho.

"Vamos radicalizar com a escolha das figuras justamente para impressionar. Os ETEs que vou desenhar representam o crack como algo surreal. Sensação essa que dezenas de pessoas já viveram", detalha.

COLORIDO
Mas os desenhos feios, que causam impressão visual ruim, serão coloridos como Tota sempre faz em seus trabalhos figurativos ligados ao ser humano. "Como estou acostumado a fazer grandes painéis, esses desenhos terão mais rapidez na confecção. Acredito que levarei 30 minutos para concluir cada um", afirma. "A minha base para pintura é tinta branca para piso e depois completo com os desenhos em spray colorido", diz o grafiteiro, que fará sozinho as intervenções.

PLANO INTEGRADO
As manifestações artísticas urbanas antecedem o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas de Diadema, que será lançado na sexta-feira, às 17h, no Teatro Clara Nunes (Rua Graciosa, 300. Tel.: 4066-3366). O evento contará com a presença do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;