Cultura & Lazer Titulo
Medaglia fora da Cultura
Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
28/04/2011 | 07:03
Compartilhar notícia


Como de praxe em demissões, o maestro Julio Medaglia foi desligado da Rádio e TV Cultura sem muitas explicações e até sem poder concluir o prazo do seu contrato com a emissora, que acabaria em julho. "Fui chamado pelo presidente da Fundação Padre Anchieta, João Sayad, e, antes que me sentasse para conversar, ele logo disse que meu contrato não seria renovado e que eu estava desligado a partir daquele momento", explica o maestro, irritado com o ocorrido.

A saída de Medaglia, depois de 24 anos de trabalho na Fundação, finaliza sua trajetória à frente do programa 'Prelúdio', primeira atração de calouros de música erudita da televisão brasileira, exibido aos domingos, às 16h.

"Há seis anos fazíamos um trabalho de grande audiência e participação de jovens músicos de todo o Brasil e até de outros países. Lembro que a final do programa lotava a Sala São Paulo", diz o maestro.

Em comunicado, a TV Cultura garante que o programa continuará e que a próxima temporada irá ao ar a partir de agosto e seguirá até o mês de dezembro, tradicionalmente aos domingos. No entanto, a Fundação Padre Anchieta não comentou detalhes sobre a demissão. "A emissora passou a apostar mais em formatos norte-americanos. Porém, os dirigentes não devem se esquecer de projetos como esse, que são importantes", ressalta Medaglia, indignado.

Com o fim de suas atividades na Cultura, o maestro também deixa o comando do programa diário de rádio 'Tema e Variações', direcionado a assuntos relevantes à música de concerto.

A Rádio Cultura já anunciou que, a partir do dia 23, das 11h às 12h, o programa 'Ideias Musicais' entra na grade para substituir a antiga atração apresentada por Medaglia. A cada seis meses, cinco profissionais - que podem ser compositores, musicólogos, intérpretes e críticos - ocuparão um dia da semana para desenvolverem reflexões sobre uma faceta da música clássica.

FUTURO
Fora da televisão, o foco do maestro daqui em diante recai sobre as atividades da Orquestra Filarmônica Vera Cruz, de São Bernardo, na qual comanda as ações. "Agora o meu projeto mais importante é a formação nos estúdios do Vera Cruz, fazer a Orquestra Filarmônica alcançar nível internacional.

A Prefeitura está buscando junto ao governo federal os recursos por meio da Lei Rouanet. Já conseguimos reunir empresas interessadas em participar. Será uma espécie de parceria público privada", detalha.

A Prefeitura de São Bernardo deve investir cerca de R$ 4 milhões, indepedentemente dos recursos que devem vir de Brasília. O maestro pontuou também que os ensaios para a temporada deste ano com a Filarmônica de São Bernardo começam no próximo mês.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;