Setecidades Titulo
Festa do Cambuci comemora aniversário de Paranapiacaba
Por Carolina Rodriguez
Do Diário do Grande ABC
27/03/2004 | 18:19
Compartilhar notícia


A Festa do Cambuci, fruta típica da Mata Atlântica, na Serra do Mar, é vista pela Subprefeitura de Paranapiacaba como um dos principais eventos que serão realizados na Vila neste mês, em comemoração ao aniversário de Santo André, no próximo dia 8. A festa, inédita em Paranapiacaba, acontecerá nos dias 24 e 25. Os turistas interessados em participar do evento receberão um roteiro com todos os espaços gastronômicos da Vila, onde os pratos feitos à base de cambuci poderão ser apreciados.

A fruta, que historicamente é utilizada na cozinha pelos moradores locais, conquistou o gosto dos turistas no ano passado, quando foi realizado o 1º Concurso de Pratos e Receitas de Paranapiacaba. Para surpresa dos organizadores, os três primeiros colocados na categoria sobremesa foram o mousse de cambuci, o flan de cambuci com calda de chocolate e o cambuci com coco ralado, respectivamente.

Além de presente nos doces, o cambuci pode ser encontrado em sorvetes, bolos, pratos salgados, sucos, caipirinhas e licores. “Nossa idéia é estimular os moradores a criar receitas a partir da fruta, que é típica da região e, com isso, despertar o interesse dos turistas”, disse o diretor de desenvolvimento social da Subprefeitura de Paranapiacaba, Marco Moretto. “Se houver boa aceitação, o evento poderá se tornar tradicional na Vila”, completou.

Outra novidade para este ano é a inauguração do Mercado das Artes, no dia 18. O espaço foi restaurado e, a partir deste mês, terá exposições permanentes de artesanatos locais, no espaço Entreposto Cultural, e de pratos típicos, no Espaço Gastronômico. “Antes, as exposições no Mercado das Artes eram esporádicas. Agora, queremos que fiquem permanentemente no local”, afirmou o diretor.

Ainda no segmento gastronômico, o projeto Fog e Fogão, já existente na região, funcionará no dia 25, como a Festa do Cambuci – os turistas receberão um roteiro com os espaços onde os turistas poderão saborear a culinária típica da Vila. A tradicional Cavalgada no Parque Andreense, também no dia 25, será aberta neste ano com uma missa campal. Os visitantes poderão passear de cavalo, assistir demonstrações de animais e shows musicais. O encerramento da festa fica por conta do boi no rolete.

Esporte – Entre os eventos esportivos, o destaque fica para a 16ª Edição da Copa Paulista de Trekking, no dia 18. Paranapiacaba sedia, há cinco anos, uma das etapas da competição estadual, que chega a reunir cerca de 500 competidores.

Antes do trekking, nos dias 4 e 11, haverá clínicas de rapel na Pedra do Índio e no Canyon, respectivamente. A programação esportiva termina no dia 25, com uma clínica de cascading (rapel) na Cachoeira da Fumaça.

Neste domingo, em Ribeirão Pires, acontece a 4ª Maratona Trilheira da cidade. A largada será às 8h na sede do Rotary, no município, e os participantes deverão percorrer um percurso de 26 quilômetros – a maior parte do trajeto feito na Mata Atlântica –, passando por Rio Grande da Serra e chegando ao mesmo local. Os dez primeiros colocados da categoria geral serão premiados. A expectativa dos organizadores é de que cerca de 700 atletas de todo o país participem da maratona.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;