Economia Titulo Soluções
Entidades criam agenda anti-crise
Por Vivian Costa
Do Diário do Grande ABC
31/01/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A CUT (Central Única dos Trabalhadores), CNM/CUT (Confederação Nacional dos Metalúrgicos da Central Única dos Trabalhadores) e a Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos ) assinaram ontem um protocolo onde apontam uma série de medidas para estimular a retomada de investimentos e manter empregos e salários durante o início deste ano.

 A ideia da agenda positiva anti-crise é reduzir o peso de impostos pagos como PIS/Cofins, IPI, ICMS para desengavetar projetos empresariais postergados desde o fim do ano passado em razão da crise financeira internacional. Há também propostas a serem sugeridas ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

 O acordo proposto seria temporário, com duração de três a quatro meses, e durante esse período as empresas garantiriam o emprego e o salário dos trabalhadores. 

 O presidente da Abimaq, Luiz Aubert Neto, apontou o protocolo como necessário para estimular a retomada de investimetnos produtivos em todos os setores e preservar a atividade produtiva.

 Os presidentes da CNM/CUT, Carlos Alberto Grana, Artur Henrique da Silva Santos, da CUT e o da Abimaq afirmaram que exigem compromisso e responsabilidade social dos governos estaduais, ao estabelecer ações para enfrentar a crise. "Trata-se apenas de um ajuste de fluxo de caixa, pois é fundamental para o setor promover uma redução de preços para promover a liquidez no setor. É uma questão de inteligência", diz Grana.

 Durante a coletiva de imprensa, o presidente da CNM/CUT destacou que a grande novidade neste acordo é a chance de participação efetiva dos governos estaduais, somada à do Governo Federal e BNDES, desonerando impostos como o PIS, Cofins, IPI e ICMS. "Não é uma renúncia fiscal, mas uma desoneração temporária", disse Grana, se referindo à proposta de antecipação de créditos do ICMS.

 De setembro até agora o setor de máquinas já registrou uma queda média de 35%. O presidente da Abimaq afirma que entre novembro e dezembro 8.300 postos de trabalho foram perdidos. "Nos últimos cinco anos registramos crescimento continuo e chegamos a 50 mil postos", aponta.

  SETOR CRÍTICO - Grana afirma que a CUT é contra a redução de jornada de trabalho e salários. "A redução de jornada de trabalho e de salários é o pior caminho. Agora temos que estudar caso a caso. O papel do sindicato é encontrar outro caminho, mas sendo democrático. No limite, a obrigação do sindicato é ouvir os trabalhadores", diz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;