Economia Titulo
Crédito vai impulsionar setores em 2008
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
07/04/2008 | 07:09
Compartilhar notícia


O bom momento econômico que vive o País e a expansão do crédito devem ajudar setores empresariais a alcançar crescimento de mais de 30% neste ano na comparação com 2007. Entre os destaques devem ser atividades como o financiamento imobiliário e de veículos, vendas de computadores e de peças automotivas, entre outras.

 É o que aponta um levantamento realizado pelo professor de administração e pró-reitor da Universidade Imes, de São Caetano, José Turíbio de Oliveira.

 A pesquisa, já na sua quinta edição, tem como objetivo monitorar as previsões realizadas pelas entidades ligadas aos mais diferentes segmentos econômicos do País, para que empresas (e trabalhadores também) possam perceber melhor a evolução dos negócios em cada área.

 Segundo ele, o cenário da economia é bastante promissor, com base entre outros fatores na expansão do volume de recursos disponíveis para empréstimo. No ano passado, o saldo de operações de crédito do sistema financeiro para pessoas físicas já subiu 28,8%, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

 Levantamento do especialista do Imes aponta que em 2008 apenas o financiamento imobiliário deverá ter expansão prevista de 33% enquanto o de veículos deve crescer 20%. “Tinhamos demandas reprimidas e a sustentação das atuais bases econômicas deve fazer com que se mantenha um fluxo grande de crédito”, disse Oliveira.

 Ainda de acordo com o especialista, as atividades empresariais no País não devem sentir reflexos importantes da crise do subprime (no mercado de hipotecas de alto risco de crédito) nos EUA. “Trata-se de uma crise localizada. Não estamos imunes, mas o mercado interno está mantendo a economia brasileira aquecida”, afirmou.

 Oliveira acrescenta que o câmbio valorizado é um ponto de preocupação, embora a exportação de commodities (como a soja e o minério de ferro) estejam ajudando a manter o superávit. “Poderíamos ter um incentivo setorial para a exportação”, avalia.s

Financiamento de imóveis e de veículos têm estimativas de expansão que superam 30%



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;