Internacional Titulo
Japão lança tradutor eletrônico de latidos
Por Da AFP
27/09/2002 | 11:09
Compartilhar notícia


Um tradutor eletrônico para ajudar as pessoas a saber se seu cachorro de estimação está de mau humor ou se está simplesmente cansado já é um sucesso de vendas no Japão.

O "bowlingual", desenvolvido pela primeira vez em agosto de 2001 pela grande fabricante de brinquedos Takara, é constituído de um microfone de 8 centímetros que deve ser atado à coleira do cachorro e transmite sons para um console, manipulada pelo dono.

O console, equipado com uma pequena tela, classifica imediatamente os sons em seis categorias de emoções: frustração, ameaça, alegria, tristeza, solicitação de alguma coisa e exibicionismo.

Em seguida, o console marca em japonês as frases destinadas a revelar o estado emocional do cachorro, como "eu estou triste", "eu quero brincar", ou "eu estou furioso".

Yoko Watanabe, porta-voz da Takara, explicou, entretanto, que "o aparelho ainda é um brinquedo, mas pode ser aperfeiçoado".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;