Interação Titulo
Uma fração de agradecimentos

Chegando ao momento da realização da 200ª Reunião Ordinária do CNAS...

Carlos Ferrari
23/05/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Chegando ao momento da realização da 200ª Reunião Ordinária do CNAS (Conselho Nacional de Assistência Social), que também marca a conclusão de um ciclo para mim enquanto conselheiro nacional e presidente desse colegiado, decidi me manifestar como melhor posso traduzir os meus sentimentos. Costumo dizer que escrevendo acredito poder esculpir ideias por meio de palavras. 

Começo agradecendo aos conselheiros nacionais, que hoje compõem esse colegiado, e tantos outros que passaram por aqui, com os quais tive o privilégio de conviver. Com eles, não apenas aprendi muito sobre a política pública de assistência social. Foram grandes aulas sobre articulação política, comportamento humano, defesa de concepções e compromisso com os princípios da democracia participativa. 

O segundo público ao qual me dirijo são os conselheiros estaduais e municipais, que pude conhecer nas dezenas de viagens que fiz por 25 Estados deste País. Na pessoa de cada um, agradeço a cada brasileiro, que em sua cidade sempre me recebeu com tanto carinho. 

Continuando minha lista, falo agora com os trabalhadores do controle social. Mais à frente, me dirijo aos trabalhadores da política como um todo, e não posso deixar de dizer que tenho convicção de que esses também fazem parte desse coletivo. Na pessoa da competente profissional, Mercês, agradeço a todos de coração. 

Sem qualquer ordem de prioridade eleita por mim para elencar os públicos com os quais quero conversar, chego ao quarto dentre os dez trazidos nesse texto. Nas pessoas do amigo Renato Francisco dos Santos Paula e da exma. ministra Tereza Campello, agradeço a acolhida e me arrisco a dizer a tolerância de cada integrante deste governo para comigo nos inúmeros debates realizados por nós nesse período. Quero dizer que cada momento que tensionamos, além de nos ofertar um aprendizado comum, teve como grandes beneficiados os usuários dessa política. 

A propósito, usuários do Suas, agora me dirijo a vocês. Somos cada vez mais, de fato, protagonistas dessa política, e precisamos avançar para que essa seja uma realidade de todo o sistema, independente da esfera de governo ou do porte do município. 

Inicio a segunda metade desse documento falando com os fóruns. Alternativa moderna, inovadora, e mais, sem medo de errar, afirmo ser a principal forma de oxigenação da participação popular no Brasil. 

Entidades e organizações de assistência social, penso que antes de manifestar qualquer menção de agradecimento, devo parabenizá-las. Não tem sido fácil a caminhada desse segmento, que hoje avalio pessoalmente, acabaram (não vem ao caso o motivo) sem ter nesses sete anos de implementação do Suas um olhar para suas demandas, do mesmo nível em que demos para a rede estatal. 

Agradeço ao Fonseas e Congemas, o aprendizado que tive com seus representantes no plenário do CNAS, que me permitiu compreender de maneira ampla a complexidade de nosso pacto federativo, tendo claro a necessidade de construírmos parâmetros nacionais, sem perder de vista o reconhecimento irrestrito da autonomia dos entes federados. 

Perto de concluir este texto, como já havia dito que faria, dirijo-me agora aos trabalhadores do Suas. Penso que, se fosse dar uma marca para minha gestão na condição de presidente do Conselho Nacional, esta, sem dúvidas, estaria diretamente ligada às conquistas desse segmento. 

Por fim, abraço os futuros conselheiros. Desejo-lhes sorte e agradeço a eles e suas organizações por acreditar na importância do controle social, se dispondo a doar seu tempo e conhecimento para avançar nos próximos dois anos na consolidação do Suas. 

Espero que consigam superar desafios, infelizmente ainda não suplantados por essa gestão. Despeço-me abraçando aos mestres com carinho e deixando a todos um até breve.

Leia este texto na íntegra em www.blogdoferrari.com.br




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;