Internacional Titulo
Nelson Mandela comemora 83 anos
Das Agências
18/07/2001 | 10:47
Compartilhar notícia


O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela comemora nesta quarta-feira 83 anos. Mandela será homenageado por muitos amigos e familiares, incluindo alguns de seus 35 netos e bisnetos.

"Me sinto tão jovem quanto você, jovenzinho", disse Mandela a um jornalista, em uma breve entrevista coletiva em sua residência de Houghton (Johannesburgo), onde um grupo de estudantes prestou uma homenagem ao ex-presidente.

Mandela, que também comemora também nesta quarta três anos de casamento com Graça Machel, de 55 anos e viúva do ex-presidente moçambicano Samora Machel, improvisou passos de dança com ela ao som do trompete e saxofone dos estudantes.

Desde que deixou o governo, em 1999, Mandela mantém uma agenda febril, levantando fundos para construir escolas e clínicas em regiões pobres, lutando contra a epidemia de Aids e atuando como mediador em conflitos armados.

Mandela se tornou o ícone da luta contra o Apartheid durante seus 27 anos de prisão. Nas eleições multirraciais de 1994, levou o Congresso Nacional Africano à vitória. Ele disse que espera concluir dentro de um ano um livro sobre seu governo.

Mandela nasceu na aldeia de Qunu, na região rural do Transkei, e é membro da família real da tribo Thembu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;