De olho no transito Titulo
Vamos poupar vidas

Você, motorista, sabe diferenciar os comportamentos seguros dos comportamentos de risco no trânsito?

Por Cristina Baddini
30/09/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Você, motorista, sabe diferenciar os comportamentos seguros dos comportamentos de risco no trânsito? Alguns fatores contribuem muito para reduzir a sua concentração quando você dirige um veículo:

Usar o telefone celular ao dirigir, mesmo que seja viva-voz;

Assistir à televisão a bordo enquanto dirige;

Ouvir aparelho de som em volume que não permita escutar os sons do seu próprio veículo, dos outros veículos ou dos passageiros;

Transportar animais soltos e desacompanhados no interior do veículo;

Transportar na cabine objetos que possam se deslocar durante o percurso.

É fato que não conseguimos manter nossa atenção continuamente durante todo o tempo que estamos dirigindo. Constantemente somos levados a pensar em outras coisas, sejam elas importantes ou não. Force a sua concentração enquanto estiver dirigindo. Acostume-se também a observar frequentemente:

As informações no painel e os sinais luminosos;

Os espelhos retrovisores;

A movimentação de outros veículos em todas as direções;

A movimentação dos pedestres, em especial quando você estiver próximo aos cruzamentos;

A posição de suas mãos no volante.

A movimentação dos ciclistas;

A presença de motocicletas.

Para conduzir seu veículo com segurança, é necessário ter certeza de que você está vendo tudo que ocorre à sua volta e de que os outros condutores e pedestres também possam ver você. Certifique-se de que os retrovisores internos e externos estejam em perfeitas condições e corretamente posicionados. Esteja sempre atento a tudo e a todos. 

BICICLETAS
Nem todos imaginam a importância da bicicleta como um meio de transporte capaz de interagir eficientemente com todas as outras formas de mobilidade urbana. Além de proporcionar a melhoria do meio ambiente, a bicicleta ajuda a promover a inclusão social. A mudança dos padrões de deslocamento dos habitantes através do uso de meios de transporte não motorizados é crucial para a construção de cidades com padrões de qualidade de vida mais elevados.

O ciclista tem direito de transitar como qualquer outro veículo. Porém, alguns motoristas parecem ignorar os ciclistas, dificultando a circulação das bicicletas e colocando-as em situações de risco de acidente. 

Alguns cuidados devem ser mantidos no trânsito em relação aos ciclistas:

Mantenha uma distância lateral mínima de 1,5 metro da bicicleta;

Quando estiver estacionado ou parado procure observar antes de abrir as portas do veículo;

Atenção especial à noite, pois muitos ciclistas descuidados não fazem uso dos dispositivos refletivos previstos em lei, dificultando a própria visualização;

A bicicleta é um veículo silencioso. Ao fazer uma curva com seu veículo, principalmente à direita, assegure-se de que não há nenhuma bicicleta transitando ao seu lado.

MÚLTIPLOS USOS DA VIA
Algumas cidades brasileiras vêm planejando e implantando sistemas cicloviários integrados ao transporte coletivo como a cidade do Rio de Janeiro.

A segurança do ciclista pode ser garantida também por meio da moderação de tráfego, sinalização adequada, educação, além da implantação de ciclofaixas e rotas cicláveis e da construção de ciclovias. A divisão e delimitação física de espaços, em locais de grande fluxo de veículos motorizados, aumentam a segurança tanto para os veículos automotores como para pedestres e ciclistas.

Na Dinamarca, por exemplo, após a implantação e o planejamento de ciclovias, o número de acidentes foi reduzido em 80%, de onde se constata que uma política de mobilidade adequada tende a reduzir de forma significativa o índice de acidentes fatais, e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida urbana. Vamos investir nesta idéia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;