Turismo Titulo
Qual a sua praia?
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
07/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Além dos nomes de origem indígena difíceis de pronunciar, as duas últimas cidades do Litoral Norte de São Paulo - Caraguatatuba e Ubatuba - guardam em comum um amplo leque de opções turísticas, que passa, é claro, por belíssimas praias, mas está longe de se restringir à orla.

Em Caraguá - como é carinhosamente chamada pelos mais íntimos -, as atrações incluem trilhas ecológicas no Parque Estadual da Serra do Mar, cachoeiras, visitas a fazendas históricas, cavalgadas e passeios de barco pelo Rio Juqueriquerê.

Isso sem falar nas atividades culturais, como o Museu de Arte Contemporânea; as sessões de cinema na Videoteca Lúcio Braun; as rodas de chorinho, MPB e bossa-nova na Praça Cândido Mota; o Polo Cultural Adaly Coelho Passos; e os aguardados eventos de Carnaval, que resgatam os velhos tempos em desfiles com direito a pierrôs e colombinas.

Já a vizinha Ubatuba esbanja verde ao longo de seus mais de 80% de área de Mata Atlântica tombados na forma de parques e estações ecológicas. Parte de seus encantos preservados pode ser conferida em passeios por trilhas, quedas d'água e pelo cais do porto - ótimo ponto de pesca e de mergulho, inclusive noturno.

Visitas ao Aquário de Ubatuba, à Exposição de Serpentes do Brasil, ao Museu Relíquias do Mar e ao Projeto Tamar também são imperdíveis. Tudo ecologicamente correto. Vestígios da época em que Padre Anchieta e os índios tupinambás estiveram por ali e ruínas de antigas construções erguidas durante a fase áurea do café no Vale do Paraíba completam o menu de atividades.

SÃO SEBASTIÃO - Igualmente extensa é São Sebastião. Seus 100 quilômetros de litoral garantem diversão para todos os perfis de turistas: Maresias atrai os interessados em badalação e vida noturna agitada; a vizinha Camburi, pelo clima descolado, com ótimas ondas para o surfe e enorme concentração de gente bonita por quilômetro quadrado; já o Centro é perfeito para quem gosta de visitar monumentos históricos e museus; os adeptos do ecoturismo se deliciam nas trilhas e cachoeiras de Boiçucanga; e quem gosta de sossego encontra paz em recantos ainda selvagens perdidos entre Barra do Saí e Toque Toque Pequeno.

Tanto ecletismo parece ter inspirado também o calendário de festejos organizados pela prefeitura. Além das apresentações de artistas renomados que subirão ao palco do Verão Show 2010 (veja reportagem na página 2), a cidade promove a Festa do Padroeiro a partir de amanhã até o dia 24. O calendário religioso prevê procissões, novenas, missas, carreata com a imagem do santo, bingo e sorteio de prêmios.

Para quem gosta de mergulhar, ou deseja simplesmente explorar a região, o tour de barco até as ilhas das Couves, dos Gatos e do Montão de Trigo, também proporciona gratas surpresas. O trajeto parte de Barra do Una, onde também é possível descer de caiaque o rio que dá nome ao local, com parada para banho em pequenas praias.

Aos que preferem aventuras em terra firme, a dica são as trilhas em meio à Mata Atlântica. As mais famosas são as do Escorrega (cinco horas de percurso); dos Poções, que passa por 12 piscinas naturais, com duração de três horas; a da praia Brava (quatro horas) e a dos Saltos do Rio Itu, que chegam a 30 metros de queda, contemplados somente por quem tiver disposição para encarar oito quilômetros de caminhada.

Com agendamento prévio, também é possível cumprir a trilha do sítio arqueológico de São Francisco, que leva às ruínas de uma fazenda de escravos do século 18.

Mas é à noite que o clima de paquera que tanto dá fama à região mostra a face mais evidente em danceterias tão célebres quanto animadas, a exemplo do Sirena (em Maresias) e do Galeão (Camburi). Garantias de noites tão quentes quanto os dias de verão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;