Internacional Titulo
Junta de notáveis deve substituir Fujimori, diz escritor
Por Do Diário do Grande ABC
18/09/2000 | 08:18
Compartilhar notícia


O escritor peruano Mario Vargas Llosa considerou que o presidente de seu país, Alberto Fujimori, nao pode seguir à frente do governo, e se manifestou a favor de que uma junta de notáveis assuma o poder Executivo até a realizaçao das novas eleiçoes presidenciais.

``O fundamental é que o processo eleitoral seja presidido por uma instituiçao ou uma pessoa digna de credibilidade, e este nao é o caso de Fujimori', disse Llosa em entrevista por telefone à rede CNN em Espanhol, direto de Porto Rico.

O escritor disse que Fujimori ``é o representante de um regime que conduziu a fraude eleitoral, que praticamente acabou com a liberdade de imprensa e com a legalidade, e transformou o poder Judiciário num instrumento do poder Executivo'.

Ele considerou ainda que os últimos acontecimentos ``nao sao tao surpreendentes porque o desmantelamento da ditadura era evidente e ninguém acreditava que iria durar mais tempo. Aconteceu de uma maneira inesperada, mas tenho a impressao de que tanto no Peru como no exterior ninguém pensava que o regime poderia durar mais tempo, após os últimos escândalos'.

Vargas Llosa reforçou suas críticas à Organizaçao dos Estados Americanos (OEA), a quem acusa de haver atuado com pouca energia para denunciar a fraude eleitoral no primeiro turno, de abril, e no segundo, de maio deste ano.

O escritor está viajando pela América Latina para apresentar seu último livro ``La Fiesta del Chivo'.

Vargas Llosa reiterou que se desligou da política ativa, e nao pensa em se candidatar nas novas eleiçoes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;