Esportes Titulo
Basquete masculino só pensa no Pré-Olímpico
Do Diário do Grande ABC
03/07/1999 | 14:25
Compartilhar notícia


A seleçao brasileira masculina de basquete nao consegue pensar nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg como o objetivo de seu trabalho de preparaçao. Isto porque o time tem um torneio muito mais importante e um desafio bem maior pela frente, às vésperas do Pan. O Brasil estará lutando por seu futuro, pois corre o risco de ficar fora da competiçao mais importante para a maioria dos esportes, os Jogos Olímpicos. A seleçao vai disputar vaga para a Olimpíada de Sydney no Pré-Olímpico de San Juan, de 14 a 25 de julho, em Porto Rico.

Só dois países das Américas terao vagas. E sao muitos os candidatos, a começar pelos Estados Unidos, que vao disputar o Pré-Olímpico com os profissionais da NBA. Já sao considerados os donos de uma vaga. Canadá, Argentina e Porto Rico, teoricamente, serao os rivais mais fortes na briga com o Brasil.

Mundial - Além do Pré-Olímpico, que será disputado com o time adulto, o Brasil tem uma outra prioridade no calendário internacional: o Mundial Juvenil de Portugal, de 15 a 25 de julho. A última vez que uma equipe brasileira disputou a competiçao foi em 1991, no Canadá, quando ficou em sétimo lugar. Em 1995, na Grécia, o Brasil nao conseguiu classificar-se.

Apesar de tudo, o técnico Hélio Rubens Garcia tem seus planos para o Pan. "Vamos ter a base da seleçao que disputa o Pré-Olímpico, mesclada por alguns novatos, como o Guilherme Joanoni, que vai ao Mundial Juvenil." O técnico mexerá pouco no time que vai ao Pan, competiçao em que o basquete masculino tem tradiçao. A participaçao do esporte nos Jogos já rendeu dez medalhas - sete de bronze, uma de prata e duas de ouro - em 12 ediçoes, desde 1951.

Foi em um Pan, o de Indianápolis, em 1987, que a dupla Oscar e Marcel protagonizou um dos momentos mais importantes da história do basquete: ficou com a medalha de ouro vencendo os Estados Unidos dentro de casa.

"O Pan-Americano é uma competiçao importante para aumentar a experiência internacional dos jogadores", afirmou Hélio Rubens, que reúne a seleçao na segunda-feira para mais dois amistosos, quinta e sexta-feiras, em Buenos Aires, contra a Argentina, ainda na preparaçao para o Pré-Olímpico. "Por isso, é importante ter dois ou três atletas mais jovens", acrescentou o treinador, que terá, no Pré-Olímpico, Rato, Helinho, Demétrius, Marcelinho, Caio, Vanderley, Rogério, Aylton, Michel, Sandro, Josuel e Luiz Fernando.

No Pan-Americano de Mar del Plata, em 1995, o Brasil ganhou o bronze. O torneio de basquete de Winnipeg será de 30 de julho a 8 de agosto. O Brasil está no grupo B, com Estados Unidos (nao vao levar os jogadores da NBA), Cuba e República Dominicana. Na Chave A vao jogar Canadá, Argentina, Porto Rico e Venezuela. A seleçao brasileira vai estrear no dia 31, contra os dominicanos. Depois, enfrentará os Estados Unidos, no dia 2, e a Argentina, no dia 4. Os dois primeiros de cada grupo passam à semifinal e os vencedores disputam a medalha de ouro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;