Cultura & Lazer Titulo
Obra de Oscar Niemever é esmiuçada
Por Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
15/06/2002 | 16:16
Compartilhar notícia


Em Oscar Niemeyer e o Modernismo de Formas Livres no Brasil (Cosac & Naify, 160 págs., R$ 35 em média), o pesquisador norte-americano David Underwood se debruça sobre a obra do maior arquiteto brasileiro, o carioca nonagenário Niemeyer. No livro, Underwood defende a tese de que a atmosfera cultural, social e natural da cidade do Rio foi a principal fonte de inspiração para a obra de Niemeyer.

Isso enquanto a versão dominante da crítica especializada vê as conquistas do arquiteto como de ordem meramente formal. Conforme o autor, a trajetória de Niemeyer é uma celebração do tropical e do erótico, das paisagens mágicas e do modo de vida sensual da cidade onde nasceu o mestre Niemeyer. Underwood trata também da influência do surrealismo no pensamento do arquiteto, das parcerias com Lúcio Costa e Le Corbusier, do desenvolvimento estatal que patrocinou muitas de suas construções e da utopia social que marcou a carreira do arquiteto reconhecido internacionalmente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;