Internacional Titulo
China considera norte-americano culpado por espionagem
Das Agências
14/07/2001 | 16:32
Compartilhar notícia


O universitário norte-americano Li Shaomin foi declarado culpado por espionagem neste sábado, durante o primeiro dia de seu julgamento em um tribunal chinês, que ordenou sua deportação.

A decisão foi adotada algumas horas depois da abertura do julgamento e um dia depois de a capital chinesa ser designada para organizar os Jogos Olímpicos de 2008.

Ainda não há informações de quando será a expulsão, no entanto, é pouco provável que Li seja expulso para Hong Kong, já que a legislação da ex-colônia britânica devolvida à China em 1997 não permite a entrada de pessoas que tenham sido condenadas por motivos políticos na China.

Li Shaomin, 45 anos, foi detido em fevereiro passado ao chegar à China continental procedente de Hong Kong, onde ensinava administração há seis anos.

Este universitário, nascido na China, mas de nacionalidade norte-americana, foi acusado oficialmente de espionagem em benefício de Taiwán no mês de maio.

Titular de um doutorado pela Universidade de Princeton, Li dava aulas na Cidade Universitária de Hong Kong. Ele foi o primeiro a ser julgado dos cinco intelectuais sino-americanos detidos na China durante os últimos meses.

Dos quatro restantes, somente a socióloga Gao Zhan é também acusada de espionagem. As autoridades de Pequim não revelaram as acusações contra os demais indiciados.

Os analistas esperavam um julgamento rápido e uma ordem de expulsão contra este universitário norte-americano, assinalando que o secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, é esperado em Pequim no final deste mês.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;