Setecidades Titulo
Tomando gosto pela leitura
Ana Carolina Negrão
Especial para o Diário
23/04/2006 | 07:40
Compartilhar notícia


Na terça-feira foi lançado o projeto Movimentando Saberes na Escola Estadual Átila Ferreira Vaz, no bairro Eldorado, em Diadema. O escritor Moreira de Acopiara, morador da cidade, foi convidado de honra e levou aos estudantes as poesias de seu livro Com o pé direito na frente. Acopiara lançou o projeto que pretende incentivar a leitura dos 1,5 mil alunos e seus parentes. "O projeto atinge diretamente os estudantes e indiretamente a comunidade. Eles agem como multiplicadores do movimento", afirmou o vice-diretor da escola, Elizeu Moreira da Mata.

A iniciativa partiu da diretoria da escola. "Com base em dados atuais sobre o analfabetismo, sentimos a necessidade de incentivar os alunos a ler livros periodicamente. Muitos lêem, mas não conseguem interpretar o texto. O que o projeto quer é que o estudante leia e entenda o que leu", diz o vice-diretor. Toda a semana os alunos do ensino fundamental levarão livros para a casa. "Queremos que os pais e familiares também se interessem pela leitura, que leiam com os filhos os livros que irão para casa." Na escola, os alunos recebem orientação para conservar o livro.

Nas terças e quartas-feiras, os alunos dos ensinos fundamental e de Jovens e Adultos interpretaram textos de escritores famosos e também os de  autoria dos próprios estudantes. "Gosto de escrever letras de rap. Hoje tive a aportunidade de mostrar a minha música", diz o estudante da 5ª série Anderson dos Santos, 20 anos. Desempregado, Santos voltou a estudar neste ano. "A empresa em que trabalhava faliu, mas enquanto estava lá via as pessoas crescendo e eu ficando para trás", conta o estudante, que também faz parte de um grupo de rap. "Tenho que ler muito para fazer as letras das músicas. Leio romances, Shakespeare e jornais, onde pego material para compor."

Estão previstas para um segundo momento do projeto atividades realizadas com base na leitura de livro. "Alguns alunos do ensino médio estão preparando apresentações de teatro e coral na escola", conta o vice-diretor.

A direção da escola notou que alguns alunos começam a descobrir o prazer da leitura. "Parei de estudar em 1984, na 8ªsérie. Só agora tenho mais interesse pela leitura", revela a aluna do 2ª série do EJA (E-ducação de Jovens e Adultos) Eunice Francisca da Silva, 55 anos, que no ano passado voltou a estudar. "Com a leitura descobri que consigo fazer muita coisa que antes eu não imaginava. O livro me acrescenta informação."

Assim também aconteceu com o porteiro Francisco Carreiro, 38 anos. Ele voltou a estudar no ano passado. "Só tomei gosto pela leitura depois que voltei para escola", afirma o aluno da 3ª série do EJA, que interpretou a poesia Triste Partida, de Patativa do Assaré.

"Quem me ensinou a ler foi minha mãe. Só fui entrar numa sala de aula aos 16 anos", revela o escritor Moreira de Acopiara, 44 anos. Natural de Acopiara, no Ceará, de uma fazenda que não tinha luz nem escola, Moreira começou a escrever aos 13 anos. "Minha mãe casou com meu pai, que era viúvo e tinha mais nove filhos do primeiro casamento. Ninguém sabia ler, quem os ensinou foi minha mãe através da leitura de Luís de Camões, Fernando Pessoa, Castro Alves", revela o escritor, que além de poeta também é autor de literatura de cordel. (Supervisão de Cláudia Fernandes)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;