Setecidades Titulo METRÔ
Avenida dos Estados deve abrigar base da Linha-18

Consórcio Vem ABC deseja instalar prédio operacional e administrativo em área ociosa da via

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
23/05/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/ DGABC


Terreno de 109 mil metros quadrados localizado na Avenida dos Estados, em Santo André, e que há pelo menos cinco anos está abandonado, deve abrigar a futura base operacional da Linha 18-Bronze do Metrô em caso de continuidade do projeto original do ramal, que prevê construção de sistema de monotrilho.

Localizada no Parque Capuava, ao lado do Makro e do Auto Shopping Global, a área funcionária como ponto central para manutenção corretiva de trens e também apoio para setores administrativos do Consórcio Vem ABC, grupo vencedor da PPP (Parceria Público-Privada) para construção e operação do ramal que ligará municípios do Grande ABC à Capital.

“Esse é um terreno que nos agrada bastante devido à importância da Avenida dos Estados para o Grande ABC e a facilidade de locomoção para São Bernardo e São Caetano acessando a via”, afirma Fábio Zahr, gerente de implantação de obras civis do Vem ABC.

Segundo Zahr, desde 2014, quando o contrato para construção da Linha 18 foi assinado, o grupo empresarial tem sondado áreas ociosas na Avenida dos Estados para erguer a futura sede operacional.

Embora o local ainda não esteja fechado contratualmente, devido à revisão do projeto, o Consórcio Vem ABC diz manter contato com proprietários rotineiramente. “Será uma base muito importante para o andamento do projeto”, conta Zahr, que opta por não antecipar quantas oportunidades de emprego devem ser geradas no futuro empreendimento.

Conforme mostrado pelo Diário em abril, a Linha 18-Bronze, segundo especialistas, deve auxiliar na recuperação de áreas ociosas e no fomento à atividade econômica da região.

Para o coordenador do curso de arquitetura e urbanismo da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), Enio Moro Júnior, a manutenção do projeto original do sistema deve atrair startups e indústrias, além de ajudar no problema dos terrenos vazios, incluindo áreas sem uso em trecho da Avenida dos Estados.

“Posso afirmar com segurança histórica que o Metrô, agregado a algumas alterações no entorno, traria o renascimento econômico para a região”, explica o especialista, ao frisar que, como o modal deve interligar a Estação Tamanduateí às cidades de São Caetano, São Bernardo e Santo André, o eixo da Avenida dos Estados seria beneficiado.

Atualmente, a STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) avalia a possibilidade de troca do monotrilho para BRT, sigla em inglês para sistema de transporte rápido por ônibus. A expectativa é a de que o governador João Doria (PSDB) divulgue a decisão em junho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;