Setecidades Titulo Programa municipal
S.Caetano vai investir R$ 24 mi na segurança

Promessa é que a cidade instale central integrada de monitoramento e 220 câmeras até o fim do ano

Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
16/05/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


 A Prefeitura de São Caetano lançou, na noite de ontem, o Programa Segurança 360°. A iniciativa, que vai contar com investimentos de R$ 24 milhões, prevê a contratação de empresa que vai instalar 220 câmeras de monitoramento na cidade, além de ficar responsável por toda manutenção, colocação e gestão de software e integração com os equipamentos e programas que já existem no município, como o sistema Detecta (banco de dados que monitora veículos com queixa de furto e roubo em parceria com a Polícia Militar) e as câmeras de trânsito.

O prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) declarou que mais do que ostentar os melhores indicadores da região (a cidade foi eleita a terceira mais segura do Estado pelo Instituto Sou da Paz), é preciso aumentar o sentimento e a sensação de segurança da população. “Precisamos deixar de ser uma sociedade reativa para focarmos na prevenção”, pontuou.

A licitação para contratação da empresa será lançada hoje. A expectativa da administração é a de que em até 150 dias sejam iniciadas as atividades. O contrato terá duração de um ano e poderá ser prorrogado. “Nós já temos 64 câmeras do Detecta, vamos ter 60 entre as que vistoriam a mobilidade. Até o fim do ano, vamos chegar a mais de 360 equipamentos de monitoramento em toda a cidade”, afirmou. O Diário já havia antecipado, em 7 de maio, que a cidade se preparava para a contratação dos equipamentos.

A opção de contratar empresa que vai instalar e operar todo o sistema, segundo o prefeito, foi feita por questões como economia e agilidade. “Com um parque de equipamentos dessa envergadura, estamos sujeitos a faltar manutenção, a sofrer vandalismo, coisas que podem onerar o sistema. Esse modelo já tem sido adotado por diversas cidades de forma bastante positiva e vamos usar aqui”, completou.

CONSELHO

Durante o evento, também foi dada posse ao Cosem (Conselho de Segurança Municipal de São Caetano). A ideia é que o colegiado traga as demandas da sociedade, que serão levadas aos comandos das polícias Civil e Militar e também da GCM (Guarda Civil Municipal), com objetivo de buscar resolução para as questões. “Esse é meu 11° ano à frente da Prefeitura e nunca antes houve uma sinergia tão grande e tão positiva entre a polícia, a guarda municipal e a administração. Devemos aproveitar ao máximo esse momento”, afirmou o prefeito.

Além do Cosem, – a cidade já conta com o Conseg (Conselho Comunitário de Segurança), coordenado pelo governo estadual –, São Caetano passará a ter, também, gabinete permanente para diálogo entre as polícias e os dois conselhos. “Vamos manter reunião periódica, com o comando das três forças, para que a gente tenha objetividade e resolutividade para as dificuldades dessa área”, acrescentou Auricchio.

Participaram do evento o novo comandante da PM (Polícia Militar) no Grande ABC, o coronel Renato Nere Machado, a delegada titular de São Caetano, Katia Regina Cristofaro, representando o delegado seccional Ronalto Tossunian, entre outras autoridades da área de segurança pública.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;