Cultura & Lazer Titulo Especial
Ribeirão Pires ganha obras de arte

O acervo foi eriquecido com obras de nomes como Burle Marx e Alfredo Volpi

Richard Margoni Molina
Especial para o Diário
08/05/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Mariana Rodrigues/ Prefeitura de Riberão Pires


Ribeirão Pires tem muito a comemorar. Seu acervo artístico, a partir de agora, está mais enriquecido e conta com obras de personalidades renomadas internacionalmente, como o artista plástico e paisagista paulistano Roberto Burle Marx (1909-1994) e o pintor italiano radicado no Brasil Alfredo Volpi (1896-1988). E a Pinacoteca Municipal Guilherme de Carvalho Dias (Rua Miguel Prisco, 286), no Centro, receberá este mês a exposição O Abstrato Mora ao Lado: Expressões da Imatéria na Arte, composta por essas novas peças, que foram doadas pelo acervo do Itaú Cultural.

As 26 obras chegam ao município por meio de edital aberto pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), em que museus de diversos pontos do Brasil se cadastraram. Marcílio Duarte, diretor de patrimônio da Prefeitura, explica o processo do qual participaram. “De imediato nos candidatamos, e foram levados em conta requisitos mínimos de adequação de espaço e local da política nacional de museus. Isso foi o que nos credenciou a receber essa quantidade expressiva se comparado a alguns museus da Capital, por exemplo.”

A Pinacoteca, em parceria com o secretário de Cultura, Anderson Grecco, apresentou interesse em 35 peças de lista de mais de 700 obras oferecidas pelo Itaú Cultural, que possuia trabalhos de figuras como o pintor holandês Vincent van Gogh (1853-1890), o pintor espanhol Joan Miró (1893-1983) e a artista japonesa radicada no Brasil Tomie Ohtake (1913- 2015). “Escolhemos as que, em relação à coleção atual, representariam uma renovação do nosso próprio acervo”, comenta Duarte. “Teremos, por exemplo, Alfredo Volpi, que foi um pioneiro da segunda geração do modernismo no Brasil, assim como Burle Marx.” Também fazem parte da nova exposição obras do paulistano Silvio Oppenheim (1941-2012) e da israelense Ofra Grinfeder. Hoje, a Pinacoteca da cidade conta, em sua maioria, com acervo composto de pinturas a óleo. As novas peças incluem gravuras, serigravuras e litogravuras.

“Muito nos orgulha ter o reconhecimento do trabalho realizado com excelência por nossa equipe, que garantiu a nosso município as condições técnicas e jurídicas para estar entre as instituições contempladas pelas doações. Essas são obras de artistas renomados e que serão, em breve, expostas ao público, ampliando o acesso dos moradores à arte e enriquecendo o acervo de nossa Pinacoteca Municipal. Do mesmo modo, este é mais um dos avanços das ações que realizamos de resgate aos museus municipais e de valorização do patrimônio”, avalia o prefeito de Ribeirão Pires, Adler Kiko Teixeira (PSB).

SERVIÇO
A mostra, gratuita, com as obras adquiridas abre dia 15, a partir das 14h30, dentro da programação da Semana Nacional de Museus, seguida do espetáculo de circo Escada para Acessibilidade: Palhaçada Para Todos, a partir das 15h30. A visitação segue até dia 31, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. Após o fim da exposição, as peças vão itinerar pela cidade em iniciativa que tem como objetivo aproximá-las da população, com os pontos de parada ainda a serem divulgados. A arte parece respirar com outros – e poderosos – pulmões na cidade. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;